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  • 03/05/2021 07h58

    AVIAÇÃO NA PANDEMIA: Líder da Minoria alerta para ações do Cartel Aéreo neste momento da crise nacional da pandemia

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    Foto: Ag. Senado

    Jean Paul Prates é líder da minoria

    ​( Publicada originalmente às 12h00 do dia 02/05/2021) 

    (Brasília-DF, 03/05/2021) O líder da Minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), se manifestou em postagens no Twitter neste 1º de maio, Dia do Trabalho, abordando sobre ações do chamado cartel áreo.

    Apesar de reconhecer que, por conta da pandemia, as empresas aéreas tenham reduzido voos, Prates afirma que o movimento vai retornando e os vôos estão lotados sem praticar distanciamento recomendável, além  de concentrados nos mesmos horários e com preços abusivos.

    Prates salienta que, desde o inicio de 2019, mesmo antes da falência da Avianca, os preços de passagens aéreas para Natal já eram o dobro do destino vizinho, João Pessoa. Por isso, à época, ingressou com pedido de investigação tarifária junto ao CADE  para que venham a público os devidos esclarecimentos sobre a composição dessas tarifas e o funcionamento dos tais “algoritmos” que adaptam os preços à demanda.

    Segundo o parlamentar, ainda em 2019, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte fez sua parte: se reuniu e trabalhou com as empresas, corrigiu o antigo incentivo (que ele considera que era inócuo), e escalonou as reduções do imposto sobre querosene de aviação até zerar a alíquota. À época, Latam, Gol e Azul anunciaram voos que não se consolidaram, e agora são raros os horários e voos partindo e chegando a Natal, o que demandará novos esforços para o restabelecimento dessas ligações com o restante do país.

    “Está na hora de o setor turístico nacional, parlamentares, governadores e agências reguladoras serem mais exigentes e vigilantes quanto ao cartel aéreo. Fomos todos muito compreensivos até agora. Concedemos todo tipo de incentivo, e nada?”, cobrou o senador potiguar, que saudou o aparecimento de novas empresas, apesar da pandemia, “mostrando que o mercado brasileiro não é tão desafiador quanto alegam os que não querem concorrência, só incentivos e concessões”, finaliza.

    Veja as postagens no Twitter:

    1/ Recomeçou a odisseia das passagens! Não é possível ser um destino turistico nacional competitivo com preços de passagem desses - isso em plena pandemia (imaginem o que será em tempos “novos normais”). Pior: vários voos cancelados, e aviões LOTADOS sem distanciamento algum

    2/ É compreensível que, por conta da pandemia, as aéreas tenham reduzido voos. Mas parece que o movimento tem retornado e agora os vôos estão lotados (distanciamento zero) e, o pior: todos concentrados nos mesmos horários, com preços estratosféricos! Evidente indício de cartel.

    3/ Em 2019, o  @GovernodoRN fez sua parte: se reuniu e trabalhou com as empresas, corrigiu o antigo incentivo (que era inócuo), e escalonou as reduções do imposto sobre querosene de aviação. Empresa como  @LATAM_BRA anunciaram voos que não se concretizaram.

    4/ A  @VoeGOLoficial praticamente sumiu de Natal. Acenou com voos novos para retribuir a redução do imposto, mas reduziu na pandemia e agora também concentrou raríssimos voos nos mesmos horários (e preços) das concorrentes @LATAM_BRA e  @azulinhasaereas

    5/ Desde o inicio do nosso mandato, em março de 2019, ingressamos com pedido de investigação tarifária junto ao CADE para que venham a público os devidos esclarecimentos sobre a composição dessas tarifas e o funcionamento dos tais “algoritmos” que adaptam os preços à demanda.

    6/ O processo no CADE corre em sigilo, e temos reiteraremente cobrado por resultados, compreendendo que o ano passado tenha sido um ano ‘sui generis’, distorcendo referências de preço e demanda. Mesmo assim, o retorno gradual deve ser analisado com lupa!

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


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