• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 16:26:21
Em Tempo Real
  • 02/02/2021 08h10

    VACINAS: João Dória anuncia que insumos para vacinas do Butantan chegam dia 10; W. Dias comemora anúncio e possibilidade de se atingir a meta para o país

    Veja mais
    Foto: Flick do Governo de São Paulo

    João Dória, ao lado do VG Rodrigo Garcia, anuncia chegada dos insumos

    ( Publicada originalmente às 13h06 do dia 01/02/2021) 

    (Brasília-DF, 02/02/2021)  Nesta segunda-feira, 1º, na coletiva sobre prestação de contas da pandemia do covid-19 no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, pelo governador Jorão Dória(PSDB) e sua equipe, foi infomado que chegará ao Brasil no dia 10 o lote de 5,6 mil litros de insumos na China para a produção de mais 8,7 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan no Brasil.

    “Acabamos de receber a informação de que o Governo da China liberou a exportação de mais 5,6 mil litros dos insumos da vacina do Butantan. Portanto, com isso, teremos mais 8,7 milhões vacinas em São Paulo, com chegada prevista até o dia 10 de fevereiro”, afirmou o Governador.

    O Butantan, na quarta-feira,3, receberá o primeiro lote com 5,4 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) previsto para este mês. A carga é enviada pela biofarmacêutica Sinovac, com sede em Pequim, e permitirá a produção de 8,6 milhões de doses do imunizante em São Paulo. O desembarque deverá acontecer no período da noite, no aeroporto de Viracopos, em Campinas.

    Segundo o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, as vacinas produzidas com o lote de matéria-prima que chega nesta semana começarão a ser entregues ao Ministério da Saúde no próximo dia 25. Com as duas cargas de insumos, a produção local deverá chegar a 600 mil doses diárias em São Paulo.

    “É importante mencionar que já temos um outro pedido em andamento de 8 mil litros adicionais. A produção com esse quantitativo de matéria-prima prosseguirá muito rapidamente”, afirmou Covas. Ainda nesta semana, o Butantan e o Ministério da Saúde devem confirmar o acordo para entrega de 54 milhões de doses adicionais, além das 46 milhões já definidas em contrato.

    “Isso vai nos permitir chegar a um total de 100 milhões de doses. Nossa programação é que possamos entregar essas doses até o começo de agosto. Estamos trabalhando a todo vapor para que, rapidamente, as doses sejam produzidas assim que a matéria-prima chegar a partir de quarta-feira”, concluiu o Diretor do Butantan.

    Até o início da tarde desta segunda, o Vacinômetro de São Paulo registrava pouco mais de 422 mil pessoas imunizadas entre trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, idosos residentes em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência a partir de 18 anos institucionalizados. O Governo do Estado também começa a vacinar os idosos acima de 85 anos em fevereiro.

    De todas as vacinas disponíveis no país até o momento, 80% foram fornecidas pelo Butantan. O Governo de São Paulo já distribuiu 1,2 milhão de doses. A vacinação no Estado começou em 17 de janeiro, com a imunização de profissionais de Saúde no Hospital das Clínicas de São Paulo.

    Repercussão

    O governador do Piaui, Wellington Dias, presidente do Consorcio Nordeste e coordenador da temática de vacina no Fórum Nacional dos Governadores, festejou o anúncio

    “Notícia muito boa! Permite acelerar para fevereiro e até começo de março ampliação de vacinação no critério da idade e comorbidades, e com as vacinas já aplicadas passarmos dos 10% da população imunizadas! Bom trabalho, governador Dória!”, disse, iniciamente em tom de apoio.

    Ele avalia que cresce a possibilidade de se atingir a meta de vacinas 25% da população.

    “E vai permitir com o que já estamos aplicando de vacina, passar de 10% de brasileiros (as) vacinados até começo de março. Vamos seguir trabalhando juntos pois cresceu a chance de alcançar a meta de 25% da população brasileira imunizada. Toda a população do grupo de maior risco: cerca de 50 milhões de pessoas. E é isto que vai reduzir adoecimento, reduzir hospitalização e reduzir óbito em mais de 50%.”

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade