• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 08 de maio de 2024 08:50:25
Em Tempo Real
  • 11/12/2020 07h59

    VACINAS: Partidos de oposição querem CPI para investigar demora da Anvisa e do Ministério da Saúde em providenciar vacinas contra o novo coronavírus

    Assinaram o pedido até o momento os líderes do PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB, Cidadania e Rede Sustentabilidade
    Foto: Arquivo da Política Real

    Ministério da Saúde sob pressão dos políticos de oposição

    ( Publicada originalmente às 17h00 do dia 10/12/2020) 

    (Brasília-DF, 11/12/2020) Os partidos de oposição, através dos líderes de PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB, e Rede Sustentabilidade, além do Cidadania, anunciaram nesta quinta-feira, 10, que vão apresentar um pedido de constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde em providenciar a autorização de vacinas contra o novo coronavírus (covid-19), que já matou mais de 179 mil brasileiros.

    Até o momento assinaram o pedido apenas os líderes oposicionistas, além do líder do Cidadania, Arnaldo Jardim (SP), que representam juntos 140 deputados. Assim, faltariam ainda, pelo menos, 31 assinaturas de outros parlamentares para que o pedido possa ser apresentado junto a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, visto que são necessárias 171 assinaturas para que uma CPI seja requerida. Na apresentação do pedido, os líderes dos sete partidos afirmam que o "Estado brasileiro deve assegurar direito à saúde e à vida, de acordo com a Constituição".

    "Entramos hoje, quinta-feira (10), com requerimento pedindo a criação de CPI para que sejam investigadas as ações da Anvisa e do Ministério da Saúde no que se refere à demora na resolução de aquisição de vacina de imunização dos brasileiros contra o coronavírus. Não podemos aceitar que seja negligenciada a saúde da população. Isso é crime. Um país com a importância econômica do Brasil, sempre protagonista na América do Sul, não pode se tornar um vetor de disseminação de coronavírus. É urgente fazer uma campanha massiva de imunização da população. Não podemos estar na contramão das realizações dos demais países vizinhos", informou a líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida (AC).

    "Temos de apurar por que a demora do Ministério da Saúde em apresentar soluções para vacinação dos brasileiros, se procede as informações de falta de insumos por ausência de encomendas, por que foram suspensos os testes clínicos e a liberação do registro da vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. É fundamental averiguar se a decisão tem motivação político-partidária. O nosso pedido já tem apoio de várias lideranças. Entre elas, estão PT, PDT, PSB, Minoria, Cidadania, PSOL e Rede", complementou a parlamentar do PCdoB acreano.

    Os demais líderes que assinam o pedido são Ênio Verri (PT-PR), Alessandro Molon (PSB-RJ), Wolney Queiroz (PDT-PE), Sâmia Bonfim (PSOL-SP), André Figueiredo (PDT-CE) pela liderança da oposição e José Guimarães (PT-CE) pela liderança da minoria.

    (por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     


Vídeos
publicidade