• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 16:56:34
Em Tempo Real
  • 11/12/2020 07h47

    VACINAS: Instituto Butantan já foi procurado por 12 estados e 913 cidades interessados na coronaVac; hoje, foi assinado acordo com a Federaçao Catarinense de Municípios

    FECAM reúne 245 municípios de SC
    Foto: Flick do Governo de São Paulo

    Dimas Covas e Roberto Weiss assinam acordo no Butantan

    ( Publicada originalmente às 16h50 do dia 10/12/2020) 

    (Brasília-DF, 11/12/2020) O Governo Federal pode ainda não ter definido se vai fazer acordo com o Instituto Butantan para ter a vacina coronaVac, mas vários estados e municípios estão interessados.

    Segundo assessoria do Governo de São Pailo, no momento, 12 estados já manifestaram interesse em comprar a vacina do Instituto Butantan, sendo Acre, Pará, Maranhão, Roraima, Piauí, Mato Grosso Sul, Espirito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul, além de São Paulo. Até janeiro o Instituto Butantan  anuncia que irá disponibilizar 46 milhões de doses, das quais quatro milhões serão oferecidas a outros estados e municípios brasileiros. Até agora 913 cidades brasileiras já manifestaram interesse na coronaVac.

    Acordo

    Nesta quinta-feira, o Governo do Estado de São Paulo São Paulo, por meio do Instituto Butantan, firmou acordo na sede do Butantan, localizado na zona oeste da capital paulista ,com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) para fornecimento de doses da Coronavac, vacina desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science. O valor das doses que poderão ser adquiridas pelos municípios de Santa Catarina ainda será definido.

    A formalização do acordo foi celebrada pelo presidente da FECAM e prefeito de Rodeio (SC), Paulo Roberto Weiss, e pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas.

    “O Butantan está há 120 anos se dedicando no combate de doenças e pandemias e mais uma vez estamos oferecendo uma vacina, a primeira em solo nacional. Estou imensamente grato pelo apoio dos prefeitos que estão aqui hoje e reafirmo que o Butantan está inteiramente à disposição dos municípios”, afirmou Dimas Covas.

    “Hoje o sentimento é de coletividade. Temos que levar a mensagem ao estado e município de que estamos amparados em dados científicos e em um instituto com mais de 100 anos de história”, declarou o presidente da FECAM, Paulo Roberto Weiss.

    O resultado da fase 3 com o índice de eficácia do imunizante deve ser divulgado até o próximo dia 15 de dezembro. Estudos clínicos de fase 1 e 2 já demonstraram que 94,7% dos voluntários não tiveram evento adverso. Dos que apresentaram alguma reação, 99,7% relataram sintomas de baixa gravidade, como dor no local da injeção e dor de cabeça leve. Artigo publicado na revista científica The Lancet apontou que a vacina do Butantan produziu resposta imune em 97% dos participantes dos estudos.

    A disponibilização do imunizante para a população ocorrerá somente após a comprovação da eficácia, que deverá acontecer após a conclusão da terceira fase dos estudos clínicos e posterior aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade