• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 21:46:37
Em Tempo Real
  • 20/11/2020 08h30

    ELEIÇÕES: Missão da OEA destaca que eleições municipais brasileiras mesmo com atraso tem o sistema de divulgação mais rápido das Américas

    Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Valparaíso (GO) receberam 14 observadores internacionais da OEA de nove nacionalidades que analisaram aspectos técnicos do processo eleitoral
    Foto: Site do TSE

    Trabalhou do TSE agradou a OEA

    ( Publicada originalmente às 20h 10 do dia 19/11/2020) 

    (Brasília-DF, 20/11/2020)  Nesta quinta-feira, 19, a Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (MOE/OEA) divulgou seu relatório com vista as eleições brasileiras em primeiro turno no Brasil.  Segundo o relatório que pode se acessão na íntegra AQUI é dito de apesar de algum atraso visto o sistema brasileiro é o mais ágil e rápido de toda a América Latina. A MOE/OEA reconheceu virtudes no processo eleitoral nacional.

    O relatório ressaltou o trabalho dos técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em solucionar a instabilidade na totalização dos votos e em bloquear as tentativas de invasão de hackers ao sistema do tribunal.

    “Ao redor de 22h, já estavam divulgados quase 90% dos resultados oficiais, e por volta das 23h, já superava os 96%. Apesar do atraso inesperado, de acordo com outras experiências na região, a divulgação de resultados definitivos foi rápida. O Brasil conta atualmente com o sistema mais veloz de resultados oficiais na região. Os cidadãos puderam consultar os resultados no site do TSE, no aplicativo 'Resultados' e nos meios de comunicação, que deram uma ampla cobertura ao processo eleitoral”, destacou o documento.

    Virtudes

    A alta taxa de comparecimento dos brasileiros às seções eleitorais e a disponibilização de equipamentos de proteção individual – como álcool em gel, máscaras e face shields –, suficiente para atender mesários, servidores da Justiça Eleitoral e eleitores foram alguns dos destaques que a Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (MOE/OEA) apontou no Relatório Preliminar sobre o primeiro turno das Eleições Municipais.

    “A autoridade eleitoral colocou à disposição a infraestrutura necessária para a realização das eleições municipais nos distintos pontos do país, com exceção de Macapá, no Amapá, e as forças de segurança pública resguardaram os centros de votação, permitindo que a jornada se desenvolvesse de forma calma, com incidentes isolados que foram informados oportunamente pela autoridade eleitoral”, afirma o relatório.

    Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Valparaíso (GO) receberam 14 observadores internacionais da OEA de nove nacionalidades que analisaram aspectos técnicos do processo eleitoral. Entre eles estavam a organização e a tecnologia eleitoral, o financiamento político, a justiça, a participação política das mulheres, de representantes de povos indígenas e de afrodescendentes.

    O relatório também ressaltou o compromisso do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, de dar total transparência do processo à Missão de Observação Eleitoral do órgão internacional.

    A missão internacional realizou reuniões com os TREs nos estados, acompanharam o processo desde a preparação e inseminação das urnas eletrônicas, as auditorias, a votação paralela e a transmissão de resultados nos Tribunais Regionais Eleitorais e cartórios de São Paulo e do Rio de Janeiro.

    Acordo

    Em outubro desse ano, o secretário-geral da OEA (SG/OEA), Luis Almagro, e o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, assinaram os acordos de cooperação para acompanhar as eleições no Brasil.

    Veja AQUI  o relatório da OEA.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade