• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 12:49:34
Em Tempo Real
  • 30/10/2020 08h13

    ELEIÇÕES: Barroso, em mensagem ao eleitores, pediu que eles “encarecidamente” respeitem medidas sanitárias; TSE aprovou tropas nas eleições de AL, MT, AM e TO

    Veja mais
    Foto: Imagem do Flick do TSE

    Plenário do TSE nesta quinta-feira, 29

     

    ( Publicada originalmente às 19h 00 do dia 29/10/2020) 

    (Brasília-DF, 30/10/2020) Na última sessão do mês de outubro do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e na contagem regressiva para as eleições municipais de 2020, o presidente Luis Roberto Barroso, fez uma declaração no final da sessão como mensagem aos eleitores por conta de uma eleição em tempos de pandemia. Ele destacou cuidados. A sessão desta quinta-feira, 29, teve como grande destaque a aprovação de envio de tropas federais para quatro estados. 

    Barroso destacou que, apesar de os números de casos de Covid-19 terem diminuído de forma expressiva, é necessário um “alerta importante de que a pandemia continua em curso e todos os cuidados devem ser mantidos pelos candidatos e eleitores”.

    Ele lembrou que ainda é preciso evitar aglomerações, fazer reuniões necessárias apenas em ambientes abertos, guardar a distância social de pelo menos um ou dois metros e sempre utilizar máscara facial.

    “Estamos pedindo encarecidamente que sigam as recomendações sanitárias do TSE porque, se seguirem, é mínimo o risco de contaminação. Não queremos que as eleições sejam um foco de pico da doença. Eleição é uma coisa boa que nós precisamos preservar, assim como precisamos preservar a saúde de todos”, finalizou.

    Barroso informou que a curva de casos está descendente, com alguns picos eventuais em alguns estados. “Estamos em comunicação com os [tribunais] regionais para reforçar nossas preocupações com os cuidados sanitários durante a campanha, mas [também] o fato relevante, confirmando a previsão dos médicos que prestaram consultoria ao TSE, de que, a partir de setembro, haveria uma curva de queda expressiva. Já estamos com menos da metade de casos que havia nos momentos de pico, e essa é a notícia boa”.

    Tropas Federais

    O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão administrativa, autorizou o envio da Força Federal para 29 municípios de quatro estados: Alagoas, Amazonas, Mato Grosso e Tocantins.

    O ministro Luís Roberto Barroso disse que ficou justificada a necessidade de atuação das tropas federais nas localidades indicadas pelos regionais por diversos motivos como histórico de conflito em pleitos anteriores; existência de conflito entre facções criminosas; reduzido efetivo de policiais e difícil acesso às localidades.

    O ministro ainda lembrou que os governadores de cada estado se manifestaram favoravelmente à requisição dos TREs. A decisão foi unânime.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade