• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 15:22:30
Em Tempo Real
  • 22/10/2020 08h14

    VACINA: Governadores, após o não de Bolsonaro a vacina CoronaVac, defenderam que SUS adquira o imunizante que será produzido pelo Instituto Butantan

    Críticas por colocar a questão ideológica em destaque foi um dos pontos ressaltados
    Foto: site G1

    Vacina que vai ser produzida no Brasil pelo Instituto Butantan tem apoio dos governadores

    ( Publicada originalmente às 13h 30 do dia 21/10/2020) 

    (Brasília-DF, 22/10/2020) Os governadores de diversos estados, muito deles, que participaram da reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e ouviram ele anunciar o acordo para fazer a aquisição de 46 milhões de vacinas da CoronaVac via recusos do SUS, se manifestaram por assessoria e especialmente por redes sociais, como o Twitter, em apoio a Pazuello e pela defesa da aquisição da vacina que seá produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Alguns defenderam mobilizar toda a federação pela ampla aquisição de todas as vacinas possíveis para imunizar, se comprovadas pela Anvisa, contra o ovid-19.

    A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra(PT) disse que não pode haver retrocesso e que o que foi anunciado por Pazuello seja mantido.

    “Volto a dizer: a reunião de ontem do fórum dos governadores com o ministro @GenPazuello @fiocruz @butantanoficial @anvisa_oficial e demais entidades, se inspirou nos princípios do SUS, de uma gestão compartilhada, sendo um exemplo de fortalecimento do pacto federativo.”, disse, inicialmente.

    O que o povo brasileiro não pode e não deve aceitar é retrocesso! Que prevaleça a união e a responsabilidade com a defesa e a saúde das pessoas. E que o que foi pactuado ontem seja assegurado, que é a vacina gratuita para todas e todos os brasileiros.”, disse a govenadora, finalizando.

    O governador do Ceará, Camilo Santana(PT), disse que as questões ideológicas não devem se sobrepor à vida.

    “Que o Governo Federal guie suas decisões sobre a vacina da Covid por critérios unicamente técnicos. Não se pode jamais colocar posições ideológicas acima da preservação de vidas. Lutaremos para que uma vacina segura e eficaz chegue o mais rápido possível para todos os brasileiros”, disse

    O governador de Pernambuco, Paulo Câmara(PSB), também reclamou da questão ideológica.

    “A influência de qualquer ideologia em temas fundamentais, como a saúde, só prejudica a população. Defendemos que todas as vacinas consideradas seguras, avalizadas pelas autoridades, sejam disponibilizadas ao povo brasileiro. É preciso dar este passo na superação da Covid-19.”, disse o pernambucano.

    O governador da Bahia, Rui Costa(PT), se solidarizou com Pazuello e que a medida de garantir vacina é fundamental.

    “General e Ministro da Saúde tomou medida sensata de garantir acesso à vacina de qualquer país p salvar vidas. Estamos em guerra contra Covid, q já matou + de 150 mil no Brasil. O presidente não pode desmoralizá-lo e desautorizá-lo nesta luta.Minha total solidariedade ao ministro.”, disse

    O governador do Maranhão, Flávio Dino(PC do B), um dos mais críticos a Bolsonaro e governo, falou em guerra das vacinas e defendeu uma ação federativa para garantir vacinas a todos.

    “Ontem houve uma reunião do Ministro da Saúde, sua equipe e os governadores em que o contrário foi anunciado. Afinal, o que está valendo ?

    “Bolsonaro agora quer fazer a “guerra das vacinas”. Só pensa em palanque e guerra. Será que ele não quer jogar War ou videogame com Trump ? Enquanto jogasse, ele não atrapalharia os que querem tratar com seriedade os problemas da população.

    Não queremos uma nova guerra na Federação. Mas com certeza os governadores irão ao Congresso Nacional e ao Poder Judiciário para garantir o acesso da população a todas as vacinas que forem eficazes e seguras. Saúde é um bem maior do que disputas ideológicas ou eleitorais.”, disse.

    O governador do Piauí, Wellington Dias(PT), novo presidente do Fórum dos Governadores do Nordeste, disse que uma vacina é fundamental para a retomada do crescimento e disse que Pazuello se compromoteu com vacinas produzidas no Brasil.  

    “O compromisso assumido ontem, em reunião dos governadores com o Ministro da Saúde, foi de comprar vacina produzida no Brasil, da FIOCRUZ e do Instituto Butantan, produção brasileira. A saúde do povo tem que estar em primeiro lugar!

    A saída da crise econômica, que permite recuperar empregos e trabalhar soluções para a calamidade social, é a vacina. Compromisso do Ministro Pazuello que selou entendimento com todos os Estados e Municípios. Foi claro, comprar da Fiocruz e Butantan!”, disse.

    O governador do Goiás, Ronaldo Caiado(DEM), que é médico e apoia o Governo Federal, ainda ontem, 20, mas nada disse hoje,21, defendeu a vacina CoronaVac.

    “A melhor notícia do ano, sem nenhuma dúvida! A vacina contra a Covid-19 vai estar disponível a partir de janeiro em todos os estados brasileiros. Primeiramente, serão 46 milhões de doses da Vacina Butantan “, disse ontem,20, o governador goiano.

    ( da redação com informações de assessoria e Twitter.. Edição: Genesio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade