• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 00:09:49
Em Tempo Real
  • 22/10/2020 08h00

    VACINA: Bolsonaro, em declarações a internautas e no Twitter, diz que não vai comprar a CoronaVac, ao contrário do que afirmou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello

    Governadores se manifestam sobre a posição de Bolsonaro
    Foto: O Estadão

    Bolsonaro desautorizou Eduardo Pazuello

    ( Publicada originalmente às 10h 09 do dia 21/10/2020) 

    (Brasília-DF, 22/10/2020) Na manhã desta quarta-feira, 21, em resposta a um internauta em sua conta no Facebook, ele disse que a vacina CoronaVac - desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e que será produzido pelo Instituto Butantã, de São Paulo, e que teve a garantia do ministro Eduardo Pazuello, da Saúde, nessa terça-feira, 19, em declaração a governadores - que seria adquirida via Sistema Único de Saúde(SUS) – não será adquirida. Em declaração a internauta disse que via traição nesse movimento de Pazuello.

    "NÃO SERÁ COMPRADA", escreveu Bolsonaro em letras maiúsculas.

    Outro internauta acusou Pazuello de traí-lo com o acordo de compra da vacina e disse que Bolsonaro havia se enganado mais uma vez com alguém de sua equipe.

    "Qualquer coisa publicada, sem comprovação, vira TRAIÇÃO", reagiu o presidente.

    "Tudo será esclarecido hoje. Tenha certeza, não compraremos vacina chinesa. Bom dia", disse Bolsonaro.

    Mais tarde no Twitter, também nesta manhã, ele se manifestou falando que a CoronaVac era a vacina chinesa, dando um caráter partidário pois  João Dória, govenador de São Paulo, é um adversário político.

    “A VACINA CHINESA DE JOÃO DORIA

    - Para o meu Governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser COMPROVADA CIENTIFICAMENTE PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE e CERTIFICADA PELA ANVISA.”

    - O povo brasileiro NÃO SERÁ COBAIA DE NINGUÉM. (continua)”, disse ,inicialmente.

    Ele, em seguida, disse que não iria faze a compra.

    “- Não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou sua fase de testagem.

    - Diante do exposto, minha decisão é a de não adquirir a referida vacina.”, finaliou.

    Governadores

    A reunião dessa terça-feira, 20, do ministro Eduardo Pazuello com 24 governadores foi marcada pela satisfação dos chefes de executivos estaduais com o anúncio de que o SUS poderia fazer aquisição de mais vacinas para enfentar o novo coronavirus. Com a divulgação da informação de que o Presidente Jair Bolsonaro estaria desautorizando essa tomada de posição fez governadores se manifestarem.

    O governador  do Espíritio Santo, Renato Casagrande(PSB), foi o primeiro a se manifestar destacando que não deveria haver ideologia nessa questão.

    “Salvar vidas e libertar os brasileiros do coronavírus são objetivos que devem unir todos nós. Adquirir as vacinas, que primeiro estiverem a disposição, deve ser a meta primordial. Nesse contexto não há espaço para discussão sobre assuntos eleitorais ou ideológicos.”, disse.

    O governador  do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também se manifestou.

    “A definição sobre a inclusão de vacinas contra o COVID-19 no Programa Nacional de Imunização deve ser feita com análise eminentemente técnica (e não política!), observando viabilidade, segurança e agilidade para atender a população.”, afirmou

    ( da redação com informações de redes sociais. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade