• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 14:46:14
Em Tempo Real
  • 29/09/2020 08h10

    CONSÓRCIO NORDESTE: Wellington Dias é eleito presidente do Consórcio Nordeste; Rui Costa, que viveu pressão com a não entrega de respiradores aos estados da região, deixa o posto

    W. Dias é o mais experiente governador nordestino com 4 mandatos à frente de seu estado além de ter sido deputado e senador
    Foto: Arquivo da Política Real

    W. Dias é o mais experiente governador do Piauí

    ( Publicada originalmente às 13h 10 do dia 28/09/2020) 

    (Brasília-DF, 29/09/2020) Os governadores nordestinos se reuniram nesta segunda-feira,28, por videoconferência, e elegerem por unanimidade o governador do Piauí, Wellington Dias(PT), para comandar o Consórcio Nordeste.

    Wellington destacou a responsabilidade da missão e que seu trabalho será focado nos temas de gestão integrada para o desenvolvimento da região. Dias salientou o trabalho desenvolvido pelo governador da Bahia, Rui Costa, que esteve como presidente do consórcio desde sua formação, em março de 2019.

    “É uma grande responsabilidade que assumo pela confiança dos nove estados do Nordeste que, por unanimidade, escolheram o meu nome para presidir no próximo período o Consórcio do Nordeste. Vamos trabalhar a gestão, a integração do Nordeste em um projeto de desenvolvimento nas áreas da tecnologia, infraestrutura, turismo, economia, relação internacional, agricultura familiar, ou seja, toda uma política de saúde e de segurança, de educação, integrados para o bem da população e desenvolvimento do Nordeste”, disse.

    O governador do Pernambuco, Paulo Câmara,  disse que a escolha foi acertada por Wellington ter liderado a construção do Consórcio Nordeste. “Como o Wellington Dias liderou a construção do Consórcio Nordeste, tem a capacidade de nos conduzir nesse momento. O Rui trabalhou na consolidação do Consórcio no Brasil e no mundo e o Wellington vai seguir trabalhando pela região”, ressaltou.

    Flávio Dino, governador do Maranhão, elogiou o trabalho executado por Rui Costa à frente do Consórcio e destacou a amizade com o chefe do executivo piauiense. “Nosso companheiro Rui fez um excelente trabalhado nesse período desafiador. Wellington Dias é um amigo que tenho há 30 anos, com muita cumplicidade e sei da competência dele desde que era presidente do Sindicato dos Bancários. Acho que o Consórcio estará muito

    Rui Costa disse que a união e integração foi fundamental para os resultados que o Consórcio já obteve até o momento. “Agradeço toda a solidariedade e apoio dos companheiros. O que construímos até aqui é fruto da nossa unidade. Conseguimos pautar um debate político justo e racional. Portanto, o saldo é positivo. O nosso índio vai para o quarto mandato com muita experiência e unidade. Esse Consórcio é uma articulação que veio para nos ajudar nos deveres como governadores”, disse.

    O Consório Nordeste em uma estrutura funcional em Brasília e tem como gestor o ex-ministro da Previdência, Carlos Gabbas.

    Respiradores

    Em 1º de junho a Polícia Civil baiana fez operação policial que prendeu 3 empresários por conta da compra de respiradores junto à empresa HempCare, denunciada pelo Consórcio Nordeste. Foram investidos R$ 48 milhões para a aquisição dos equipamentos e o valor pago à vista, entretanto, os equipamentos não foram entregues.

    Rui Costa é muito avaliado na Bahia, mas saiu mal no Consórcio Nordeste com o caso dos respiradores 

    O governador Rui Costa comandava o Consórcio Nordeste e ficou fragilizado com o episódio, apesar de ter agido para reverter os prejuízos causados, no entanto os governadores membros do Consórcio foram cobrados politicamente pelo “calote” em seus estados pela não entrega dos respiradores.

    “Neste momento se criou uma disputa política e uma confusão jurídica. Há muita contaminação política e, infelizmente, a preservação da vida humana acaba ficando em segundo plano. A prioridade está na disputa política, que muitas vezes é levada para o campo dos procedimentos legais. Queremos o mais rápido possível a identificação dos culpados e devolução do dinheiro, pois estamos precisando desse recurso para continuar salvando vidas humanas”, disse Costa a imprensa baiana em 10 de junho, que foi publicada pela Política Real.

     

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade