- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 26 de dezembro de 2024 10:33:57
(Brasília-DF, 25/11/2024) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil, o mercado aguarda a divulgação do pacote de contenção de despesas pelo governo.
Veja mais:
Nesta segunda-feira, os futuros nos Estados Unidos abrem em alta (S&P 500: 0,5%; Nasdaq 100: 0,6%), em semana mais curta por conta do feriado de ação de graças, marcada pela divulgação da ata da última reunião do FOMC e do deflator PCE, medida de inflação preferida pelo Fed.
Na sexta-feira após o fechamento do mercado, Trump anunciou Scott Bessent para o cargo de secretário do Tesouro, o que é bem recebido pelo mercado de bonds. As taxas das treasuries de 10 anos caem cerca de 6bps após a nomeação de Bessent, que é associado a postura mais dura com a política fiscal.
Na Europa, as bolsas operam em leve alta (Stoxx 600: 0,2%) em semana de dados de atividade econômica e inflação na região. As bolsas chinesas fecharam em queda (CSI 300: -0,5%; HSI: -0,4%).
Economia
No cenário internacional, agenda sem indicadores nessa segunda-feira. Durante a semana, o destaque é a divulgação da inflação ao consumidor de outubro dos EUA, na quarta-feira, medida pelo deflator de despesas do consumo pessoal (PCE, inglês). Além disso, a ata da última reunião do FOMC será publicada amanhã.
IBOVESPA+1,74% | 129.126 Pontos. CÂMBIO 0,00% | 5,81/USD
Ibovespa
Na semana passada, o Ibovespa fechou em alta de 1,0% em reais e de 0,3% em dólares, aos 129.126 pontos. A semana foi marcada por uma volatilidade em relação ao pacote de corte de gastos, que agora é esperado que seja anunciado na terça-feira (26). A performance positiva do índice foi impulsionada por Petrobras (PETR3, +6,7%; PETR4, +5,8%), após a divulgação dos planos de negócios da companhia e um dividendo extraordinário para 2024 (veja aqui mais detalhes).
O principal destaque positivo na Bolsa brasileira foi Brava (BRAV3, +16,2%), após a companhia afirmar que a inspeção final do FPSO Atlanta está programada para a última semana de novembro. A empresa também reiterou que o retorno da produção em Papa-Terra está esperado para dezembro (veja aqui mais detalhes).
Já o destaque negativo foi Hapvida (HAPV3, -6,0%), ainda repercutindo os resultados negativos do 3º trimestre. apresentados pela empresa (veja aqui o comentário). Clique aqui para acessar o relatório completo.
Renda Fixa
No comparativo semanal, os juros futuros encerraram com abertura na parte curta e fechamento na parte longa da curva. O diferencial entre os contratos com vencimento em janeiro de 2034 e 2026 saiu de -36,50 pontos-base (bps) na sexta-feira passada para -41,00 bps nesta semana. A curva, portanto, apresentou perda de inclinação. DI jan/26 encerrou em 13,25% (1,5bp no comparativo semanal); DI jan/27 em 13,38% (-6,5bps); DI jan/29 em 13,17% (-8bps); DI jan/31 em 13,01% (-8bps); DI jan/34 em 12,84% (-3bps). Já as taxas de juro real tiveram queda, com os rendimentos das NTN-Bs (títulos públicos atrelados à inflação) se consolidando em patamares próximos a 6,81% a.a. (ante 6,92 % a.a. na semana anterior).
No Brasil, o mercado aguarda a divulgação do pacote de contenção de despesas pelo governo. Na sexta-feira, o governo divulgou o 5º relatório bimestral de receitas e despesas, que trouxe bloqueio de despesas na ordem de R$ 6 bilhões, em resposta ao crescimento acima do esperado em despesas obrigatórias.
Na agenda de hoje, destaque para as divulgações das estatísticas do setor externo e para o Boletim Focus, ambas antes da abertura de mercado. Durante a semana, a agenda conterá o IPCA-15 de novembro amanhã, além de estatísticas de mercado de trabalho e fiscais a partir de quinta-feira.
(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)