• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 03 de maio de 2024 04:38:52
Nordestinas
  • 12/04/2024 13h00

    Alexandre Silveira, em momento de crise com Enel, disse em Forum de Líderes de Energia, que defende “da renovação” das distribuidoras de energia elétrica

    Veja mais
    Foto: site do MME

    Alexandre Silveira fala em Forum, no RJ

    (Brasília-DF, 12/04/2024) Na manhã desta sexta-feira, 12, no Rio de Janeiro(RJ), foi realizado do segundo dia do  Fórum Brasileiro de Líderes em Energia. Foi um dia com a presença de ministros e de parlamentares. 

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira,  ao lado do ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais,  falou dentro do painel “Cenários político, econômico, regulatório e institucional”. Durante a participação, o ministro reforçou a importância da renovação das distribuidoras de energia.

    “Há uma compreensão de que o setor de distribuição é a parte mais sensível do setor. Nós estamos completamente convictos de que o melhor caminho é que já nos aponta a lei atual, que é o da renovação. E vamos fazer isso de forma a melhorar a qualidade do serviço. Nós precisamos de buscar, além da percepção técnica, a percepção social sobre a qualidade serviço”, disse Silveira.  Recentemente, Silveira anunciou que o MME iria acionar a Agência Nacional de Energia Elétrica( ANELL) face sua irritação com a insatisfação de agentes públicos e da sociedade com os serviços prestado pela Enel, notadamente por conta do serviço prestado em São Paulo(SP).

    O ministro reforçou que será necessário encontrar mecanismos para medir a percepção dos consumidores quanto ao serviço das empresas de forma mais eficiente e em territórios menores. E que há um grande planejamento para o setor.  “Nós temos um plano de investimentos que apontam para uma direção de R$ 140 bilhões de investimentos nos próximos quatro anos, só no setor de distribuição. Então, vamos buscar fazer essas renovações de forma extremamente rígida, e aquelas que não estão performando no processo da renovação passem a ter índices melhores da qualidade dos serviços prestados”, disse.

    O Fórum Brasileiro de Líderes em Energia tem o objetivo de mostrar possibilidades de investimentos em energia renovável, principalmente eólica (on e offshore), fotovoltaica, biogás e hidrogênio verde. Alexandre Silveira também falou do processo de combate à pobreza energética no país.

    “Além da questão regulatória, temos um grande desafio no Brasil, através do maior programa de universalização de combate à pobreza energética do planeta, que é o Luz para Todos. Nós vamos eliminar a pobreza energética no Brasil e já estamos fazendo isso”, destacou Alexandre Silveira durante o evento.

    Por fim, o ministro ressaltou a importância de se ter investimentos em energia para reforçar o setor produtivo agrícola. “Já temos energia, mas infelizmente não temos da forma que esse setor produtivo precisa. Então nós precisamos levar força para poder aumentar a produção do nosso agronegócio, baixar o preço do alimento, nos tornando ainda mais exportadores para que a gente possa desenvolver a nossa economia nacional e consequentemente melhorar a vida de brasileiras e brasileiros”, finalizou Silveira.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)

     


Vídeos
publicidade