• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 03 de maio de 2024 00:51:37
Nordestinas
  • 12/04/2024 09h12

    DESTAQUE DO DIA: Mercados globais em queda e no Brasil atenção para divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços

    Veja os números
    Foto: Arquivo Política Real

    Mercados globais em negativo

    (Brasília-DF, 12/04/2024) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em queda e no Brasil atenção para divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços de fevereiro.

    Veja mais:

    Nesta sexta-feira, os mercados operam em queda nos Estados Unidos (S&P 500: -0,2%; Nasdaq 100: -0,4%) em dia de início da temporada de resultados. Os bancos JP Morgan Chase, Citigroup e Wells Fargo divulgam hoje os balanços do primeiro trimestre de 2024. Confira aqui a nossa prévia para a temporada e o calendário completo.

    Na Europa, os mercados operam em alta (Stoxx 600: 1,0%) após o Banco Central Europeu dar claros sinais de que pretende iniciar o ciclo de cortes de juros em breve. Dados de atividade no Reino Unido vieram positivos, indicando recuperação econômica da região. Na China, as bolsas de Xangai e Hong Kong fecharam o dia negativas (CSI 300: -0,8%; HSI: -2,2%), após dados de setor externo revelarem uma queda maior que a esperada nas exportações do país.

     

    IBOVESPA -0,51% | 127.396 Pontos.  CÂMBIO +0,28% | 5,09/USD

     

    Ibovespa

    O Ibovespa caiu 0,5% no pregão de ontem, fechando aos 127.396 pontos, na contramão dos índices americanos. Lá fora, o mercado dos EUA se recuperou das quedas do dia anterior, voltando a ser impulsionado pelas big techs. Já o índice brasileiro foi pressionado por expectativas em relação ao ciclo de cortes de juros, após dados de vendas no varejo mostrarem a economia ainda aquecida.

    No pregão, os destaques positivos foram 3R (RRRP3, +2,6%), que subiu após avançar no seu processo de fusão; e Alpagartas (ALPA4, +2,1%), após se tornar o foco dos investidores no dia. Do lado negativo, Eletrobras (ELET3, -4,6%) teve forte queda, refletindo a queda do preço de energia. Petrobras (PETR3, -0,9%; PETR4, -0,7%) também caiu, impactada pela queda no preço do petróleo no dia, com o Brent caindo 0,8%.

    Renda Fixa

    Os juros futuros encerraram mais um dia em alta, com o mercado digerindo mal os dados desta “semana da inflação”. Na sessão, apesar de o índice de preços ao produtor dos Estados Unidos (PPI) ter vindo dentro do esperado, a nova surpresa altista dos dados de vendas do varejo de fevereiro, dessa vez em território nacional, impulsionou a aversão ao risco. Com isso, os agentes seguiram preocupados com o percurso das políticas monetárias dos Estados Unidos e do Brasil. O rendimento dos títulos americanos (Treasuries) de 10 anos se aproximaram dos 4,60% (ante ~3,90% em janeiro), enquanto os juros reais locais voltaram a mirar os 6,0% no longo prazo. DI jan/25 fechou em 10,09% (6bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 10,25% (9bps); DI jan/27 em 10,56% (7,5bps); DI jan/29 em 11,115% (8bps).

    Economia

    No Brasil, as vendas no varejo de fevereiro surpreenderam positivamente, e hoje teremos a divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços do mesmo mês pelo IBGE.

    Após decisão do Banco Central Europeu e dados relevantes de inflação nos EUA, o destaque dessa sexta-feira será a divulgação da sondagem do consumidor da Universidade de Michigan.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)

     

     


Vídeos
publicidade