• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 03 de maio de 2024 09:27:33
Nordestinas
  • 09/04/2024 08h41

    DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil atenção para o IPCA de amanhã e o futuro da Petrobras

    Veja os números
    Foto: Arquivo Política Real

    Mercados globais em positivo

    (Brasília-DF, 09/04/2024)  A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil expectativa do IPCA para amanhã e o futuro da Petrobras chamam atenção.

    Veja mais:

    Mercados globais

    Nesta terça-feira, os mercados operam em alta nos Estados Unidos (S&P 500: 0,1%; Nasdaq 100: 0,1%) em semana de divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve e da inflação ao consumidor (CPI) referente a março.

    Na Europa, os mercados operam majoritariamente em queda, com exceção da Bolsa de Londres, levando o índice pan-europeu a um leve declínio (Stoxx 600: -0,2%) no aguardo da decisão do Banco Central Europeu na quinta-feira. As ações da petroleira britânica BP sobem para seu maior nível desde outubro, após anúncio de expectativa de aumento de produção (a BP está na carteira recomendada de Ações Internacionais). Na China, as bolsas de Xangai e Hong Kong operam mistas (HSI: 0,6%; CSI 300: -0,1%), em semana de divulgação de dados de inflação e setor externo.

    Economia

    Num discurso público ontem, o membro do FOMC Kashkari disse que o Fed não pode parar de combater a inflação, enfatizando que a inflação ainda está em torno de 3%, enquanto a meta é de 2%. No Brasil, a produção de veículos caiu para 200,9 mil unidades em março após ajuste sazonal, de 209,2 mil em fevereiro (variação mensal de -4,0%). No Chile, a inflação ao consumidor de março ficou abaixo do esperado, subindo 0,37% no mês (XP: 0,65%; consenso: 0,6%).

    Hoje, a agenda econômica está relativamente calma. A inflação ao consumidor do México para março será divulgada esta manhã e, no Japão, a inflação ao produtor de março será publicada à noite.

    IBOVESPA +1,63% | 128.857 Pontos.    CÂMBIO -0,71% | 5,03/USD

    Ibovespa

    O Ibovespa fechou em alta, aos 128.857 pontos (+1,63%). O volume foi mais tímido, refletindo a cautela do mercado em relação aos dados de inflação brasileiros, americanos, e chineses, que sairão na quarta-feira.

    A Vale (VALE3, +5,5%) foi o destaque positivo do pregão, impulsionada pelo aumento do preço do minério de ferro, que atingiu seu maior patamar das últimas duas semanas, com o mercado otimista após estímulos chineses. Já Braskem (BRKM5, -2,8%) foi o destaque negativo, com um movimento de realização de lucros após subir 48% nos meses de fevereiro e março.

    Para o pregão desta terça-feira, teremos a inflação ao produtor e o índice de confiança ao consumidor do Japão, ambos referentes a março. O foco da semana segue sendo os dados de inflação na quarta-feira.

    Renda Fixa

    Após uma semana marcada por forte elevação nas taxas, acompanhando o movimento das Treasuries (títulos do governo americano), a curva de juros encerrou o pregão de segunda-feira próxima à estabilidade. Os agentes permanecem à espera da divulgação dos dados de inflação tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos ao longo da semana. DI jan/25 fechou em 9,97% (-3bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 10,07% (1bps); DI jan/27 em 10,4% (1bps); DI jan/29 em 10,94% (-0,5bps).

    (da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)

     


Vídeos
publicidade