• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 09 de maio de 2025 06:46:17
Nordestinas
  • 27/11/2023 08h41

    DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em queda e no Brasil atenção para o STF com os precatórios e amanhã terá o IPCA-15

    Veja os números
    Foto: Arquivo Política Real

    Mercados globais em negativo

    (Brasília-DF, 27/11/2023) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados locais estão em queda e no Brasil expectativa sobre os precatórios no STF e amanhã a divulgação do IPCA-15.

    Veja mais:

    Nos Estados Unidos, os futuros operam em queda (S&P 500: -0,2%; Nasdaq 100: -0,1%) após sexta-feira de negociações em horário reduzido. O preço dos futuros de petróleo teve queda, na expectativa da reunião da OPEP+ remarcada para quinta-feira.

    Na Europa, os mercados operam em queda (Stoxx 600: -0,2%), e se encaminham para fechar novembro com a melhor performance mensal desde janeiro. Na China, os índices fecharam em baixa (CSI 300: -0,7%; HSI: -0,2%), impulsionados pela queda no setor de construção. Confira os Top 5 temas globais.

    Economia

    Muitos indicadores econômicos importantes serão divulgados esta semana. A medida de inflação favorita do Federal Reserve (banco central dos EUA), o deflator de despesas de consumo pessoal, será publicada na quinta-feira. A inflação na zona euro será divulgada na quinta-feira, juntamente com medidas para a Alemanha e Espanha. Esses indicadores serão chave para saber se os bancos centras dos EUA e Europa já chegaram ao fim dos ciclo de alta de juros.

    Na China, as leituras do índice de gestores de compras de Novembro (pesquisa PMI), também na quinta-feira, fornecerão mais informações sobre a intensidade da recuperação econômica do país.

    IBOVESPA -0,84% | 125.517 Pontos.    CÂMBIO -0,22% | 4,90/USD

    Ibovespa

    O Ibovespa estendeu seu rali de novembro mais uma vez, mas perdeu força durante a semana, apresentando leve ganho de 0,6% em reais e 0,5% em dólares, fechando aos 125.517 pontos. Clique aqui para acessar o resumo semanal da Bolsa.

    Renda Fixa

    Ao final da semana, a curva de juros encerrou perto da estabilidade, com os vértices de médio e longo prazos apresentando alta. O diferencial entre os contratos com vencimento em janeiro 2025 e 2033 saiu de 54,4 pontos-base na sexta-feira passada para 62,5 pontos nesta semana. A baixa liquidez no mercado global advinda das celebrações do dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e o acompanhamento das questões fiscais no âmbito doméstico foram os destaques da semana. DI jan/24 fechou em 10,46% (2,9bps no comparativo semanal); DI jan/25 em 10,36% (9,9bps); DI jan/27 em 10,78% (11,7bps); DI jan/33 em 11,08% (10,9bps); DI jan/37 em 11,15% (10,6bps).

    A inflação de preços ao consumidor IPCA-15 de novembro será divulgada na terça-feira. As leituras recentes da inflação têm sido benignas, abrindo caminho para que o Banco Central continue a reduzir as taxas de juro. Do lado da atividade, a taxa de desemprego de outubro sai na quinta-feira, enquanto a produção industrial sai na sexta-feira. Acreditamos que os números confirmarão que a economia perdeu força no segundo semestre deste ano.

    Também no Brasil, a imprensa local informa que o presidente Lula indicará Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF). Dino, político do Partido dos Trabalhadores (PT), é ministro da Justiça e ex-governador do estado do Maranhão. O STF deve decidir esta semana se o governo federal deve pagar o estoque de precatórios acumulados nos últimos anos fora dos limites do arcabouço fiscal. A questão chave será se os precatórios futuros também estarão fora dos limites do arcabouço fiscal, o que seria negativo para a previsibilidade das contas públicas.

    (da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)


Vídeos
publicidade