• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 21:04:22
Nordestinas
  • 30/09/2021 09h39

    DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil atenção aos números sobre relatório trimestral e PNAD da ocupação

    Veja os números
    Foto: imagem de

    Mercados em alta no mundo

    (Brasília-DF, 30/09/2021) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil atenção para o relatório trimestral de inflação e boa avaliação co novo caged, mas haverá, também, os números do IBGE com a Pnad de desocupação.

    Veja mais:

    Bolsas internacionais amanhecem levemente positivas (EUA +0,2% e Europa +0,4%) enquanto investidores aguardam a decisão do senado americano a respeito do teto da dívida do país. O Nasdaq (-0,2%) amanhece mais um dia em campo negativo, continuando a sua sequência de perdas na semana, o índice já acumula queda de 4% e possui a pior performance setorial semanal, ao passo que as taxas de juros de 10 anos americanas se mantêm em 1,52%. Na China (+0,7%), dados do índice de gerentes de compras (PMI) vieram levemente abaixo do consenso (49,6 vs. 50,1) indicando uma desaceleração da atividade industrial no país. O preço do petróleo amanhece sem movimentos expressivos.

    Indicadores de sentimento econômico na China emitiram sinais mistos em setembro. O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da Indústria entrou em território contracionista, como reflexo dos gargalos nas cadeias de suprimentos globais e problemas no fornecimento local de energia às fábricas.

    Do lado de política internacional, após um dia intenso de negociações o Senado dos EUA deve votar nesta quinta-feira um orçamento de curto prazo que deve financiar o governo até 3 de dezembro e evita um shutdown no fim do dia. Como o projeto será alterado para desassociar o orçamento e o teto da dívida, ele terá que ser retornado à Câmara ainda hoje.

    IBOVESPA +0,9% | 111.107Pontos.     CÂMBIO -0,3% | 5,41/USD

    Ibovespa acompanha a recuperação nas bolsas da Europa e dos Estados Unidos e fecha positivo (0,90%) aos 111.107 pontos. O dólar encerrou a sessão em baixa, variando -0,27% cotado a R$ 5,41. As taxas futuras de juros fecharam o dia de ontem em leve recuo, ainda tendo como um dos principais motores os juros das Treasuries norte-americanas, que estiveram em baixa na maior parte do dia. DI jan/22 fechou em 7,175%; DI jan/24 encerrou em 9,855%; DI jan/26 foi para 10,38%; e DI jan/28 fechou em 10,71%.

    Os resultados de saldo de emprego formal (CAGED) e estatísticas fiscais (setor público consolidado) vieram muito acima das expectativas. Apesar dos sinais positivos de curto prazo, os agentes seguem preocupados com “ventos contrários” no cenário de atividade econômica e incertezas em torno do orçamento público de 2022. Hoje, destaque para a publicação do Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central e da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, que traz estatísticas abrangentes do mercado de trabalho brasileiro) para o trimestre móvel encerrado em julho.

    No campo da política no Brasil, a Câmara aprovou ontem, contra a posição do governo, a criação de subsídio de 50% no preço do botijão de gás para famílias de baixa renda – o texto segue ao Senado. E o presidente Arthur Lira diz que os deputados discutem duas possibilidades sobre preço de combustíveis: transformar em valor fixo a cobrança do ICMS ou a criação de um fundo de estabilização dos preços.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade