• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 23:52:28
Nordestinas
  • 20/08/2021 11h00

    Atendendo PGR, Alexandre de Moraes toma medidas contra cantor Sérgio Reis e deputado Otoni de Paula mas sem prisão; Sérgio Reis não vai poder se aproximar da Praça dos Três Poderes

    Medidas são por conta de crime de ameaça a autoridades e a democracia
    Foto: Montagem Política Real

    Sérgio Reis e Otoni de Paula enfrentam medidas impostas pelo STF a pedido da PGR

    (Brasília-DF, 20/08/2021) Por conta de decisão no âmbito do Inquérito (INQ) 4879, a pedido da PGR o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a busca e apreensão de documentos e bens nos endereços residenciais e profissionais do deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ), do cantor e ex-deputado federal Sérgio Reis e outras oito pessoas. Nada de prisão mas vão ter que ficar longe da Praça dos Três Poderes.

    Eles estariam convocando a população, em redes sociais, a praticar atos criminosos e violentos de protesto às vésperas do feriado de 7/9, durante uma suposta manifestação e greve de caminhoneiros. Esse entendimento foi apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

    O relator ministro Alexandre de Moraes afirmou que os envolvidos pretendem utilizar-se abusivamente dos direitos de reunião, greve e liberdade de expressão, para atentar contra a democracia, o Estado de Direito e suas instituições, ignorando a exigência constitucional das reuniões serem lícitas e pacíficas; inclusive atuando com ameaça de agressões físicas.

    Entre os objetivos da convocação estaria exigir, mediante violência e grave ameaça, a destituição dos ministros da Corte, e também coagir o presidente do Senado Federal a abrir processos de impeachment.

    Para o ministro Alexandre de Moraes, as condutas dos investigados são “ilícitas e gravíssimas”, constituindo ameaça ilegal à segurança dos ministros do STF e aos membros do Congresso Nacional, “revestindo-se de claro intuito de, por meio de violência e grave ameaça, coagir e impedir o exercício da judicatura e da atividade parlamentar, atentando contra a independência dos Poderes Judiciário e Legislativo, com flagrante afronta à manutenção do Estado Democrático de Direito, em patente descompasso com o postulado da liberdade de expressão”.

    Segundo Moraes, os direitos e garantias fundamentais, como os direitos de reunião, greve e liberdade de expressão, “não podem ser utilizados como um verdadeiro escudo protetivo da prática de atividades ilícitas e criminosas, tampouco como argumento para afastamento ou diminuição da responsabilidade civil ou penal por atos contrários ao direito, sob pena de desrespeito, corrosão e destruição do Estado Democrático de Direito”.

    Longe da Praça dos Três Poderes

    Na decisão, o ministro Alexandre determinou ainda a instauração de inquérito contra os investigados, a restrição de aproximação de um quilômetro de raio da Praça dos Três Poderes, dos ministros do STF e dos senadores da República - essa restrição somente não se aplica ao deputado federal Otoni de Paula em razão da necessidade do exercício de suas atividades.  Foi determinado, também,  a expedição de ofício às empresas responsáveis por redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube) para que bloqueiem os perfis de titularidade dos envolvidos, e a proibição de se comunicarem entre si e de participarem de eventos em ruas e monumentos no Distrito Federal.

    Veja AQUI a íntegra da decisão.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade