• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 08:40:09
Nordestinas
  • 03/05/2021 09h25

    DESTAQUES DO DIA: Mercados globais com leve alta, enquanto no Brasil atenção para o relatório da Reforma Tributária

    Veja mais
    Foto: Arquivo da Política Real

    Mercados em leve alta

    (Brasília-DF, 03/05/2021) A Política Real teve acesso ao relatório “Mooning Call” da XP Investimentos que revela os mercados globais, nesta segunda-feira, em leve alta. No Brasil, os mercados estão todos atentos ao relatório da reforma tributária do deputado Aguinaldo Ribeiro( Progressistas-PB).

    Veja mais:

    Hoje, mercados globais amanhecem em leve alta (EUA +0,3% e Europa +0,1%), mas com volumes reduzidos devido aos feriados na China, Japão e Reino Unido. Destaque para a alocação em ações do investidor pessoa física norte-americano, que atingiu o maior patamar desde 1953 na medida em que as empresas americanas encaminham-se para bater recorde de resultados acima das expectativas. Nesta semana, divulgam resultados empresas como a Berkshire Hathaway hoje, General Motors e Uber no dia 5, além da Fidelity e Moderna no dia 6 – confira o calendário completo de resultados do 1T21 das BDRs clicando aqui.

    Do lado da Economia, as discussões sobre inflação global teriam ganhado força após os dados de Renda e Gastos Pessoais dos EUA, divulgados na última sexta-feira. O deflator do PCE, o indicador de inflação preferido do Banco Central americano (Fed), atingiu o nível mais alto desde 2018, suscitando questionamentos se  os aumentos de impostos propostos por Biden de fato seriam suficientes para financiar todo o plano de estímulo. A Secretária do Tesouro, Janet Yellen, reforçou no fim de semana que os planos de despesas do presidente americano não devem gerar inflação.

    IBOVESPA -1,0% | 118.894 Pontos.  CÂMBIO 1,8% | 5,44/USD

    O Ibovespa fechou a semana passada em queda de -1,4%, mas ainda assim encerrou o mês de abril com ganhos de +1,9%. Em meio à redução de riscos fiscais no Brasil, o câmbio registrou o primeiro recuo mensal do ano em -3,6%, levando a Bolsa brasileira a uma alta de +6,9% em dólares no mês, superando o desempenho de várias das principais Bolsas globais. 

    No Brasil, Reforma Tributária, Orçamento 2021 e Copom são os destaques desta semana. Segundo o time de Política da XP, o deputado Aguinaldo Ribeiro deve apresentar hoje seu relatório sobre a reforma tributária. Outro destaque é líderes do Congresso devem se reunir hoje à tarde para tratar do PLN 4, projeto que o governo encaminhou depois dos vetos ao Orçamento para recompor despesas obrigatórias na ordem de R$ 19,8 bilhões. Há uma articulação de deputados e senadores com parte do governo para usar uma parcela desses recursos para ampliar investimentos e outras despesas discricionárias – o que tem resistência do time econômico.

    Na seara internacional, a semana começa com os holofotes voltados ao plano econômico de Joe Biden de USD 4 trilhões. Apesar da firme resistência republicana ao projeto das Famílias Americanas de USD 1,8 trilhão, o partido de oposição estaria disposto a negociar certos pontos do pacote de infraestrutura de USD 2,3 trilhões. Em vista disso, a Casa Branca estuda fatiar o projeto, mas as conversas ainda são incipientes, devendo acelerar somente nas próximas semanas, com reuniões agendadas entre o presidente e lideranças parlamentares de ambos partidos. 

    Por fim, publicamos o Raio-XP para o mês de maio, onde destacamos a nossa visão da Bolsa. Revisamos o target do Ibovespa para 145 mil pontos, e fizemos uma troca na Carteira Top 10 XP. Além disso, temos uma novidade: adicionamos um novo portfolio a nossas recomendações trazendo a Carteira Small Caps.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade