• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 09:12:41
Nordestinas
  • 28/04/2021 09h27

    DESTAQUES DO DIA: Mercados globais sem sinais claro e no Brasil atenção para a política com CPI, mudanças na turma de Guedes e retorno e programas de apoio as empresas

    Veja os números
    Foto: Arquivo da Política Real

    Mercados globais

    (Brasíli-DF, 28/04/2021) A Política Real teve acesso ao relatório “Mooning Call” da XP Investimentos mostrando os mercados globais sem movimentos claros e no Brasil atenção a política com a CPI da Pandemia, mudanças na equips de Paulo Guedes e as Medidas Provisórias que tratam de apoio as empresas na pandemia, em espcial o BEm que está de volta, mesmo tardiamente.

    Veja mais:

    Mercados globais amanhecem sem movimentos expressivos (EUA +0,1% e Europa 0%) enquanto investidores aguardam a decisão de política monetária nos EUA. O mercado estará atento à avaliação do Federal Reserve sobre o ritmo de recuperação da atividade e o quadro inflacionário na economia americana, bem como a eventuais pistas sobre o timing de remoção dos estímulos monetários. Destaque também para a participação do Presidente Joe Biden em sessão conjunta do Congresso, na qual deve apresentar novas medidas econômicas.

    IBOVESPA -1,0% | 119.388 Pontos              CÂMBIO 0,3%   5,45/USD

    O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (27) em meio a uma série de notícias consideradas negativas no front político e voltou aos 119 mil pontos. As taxas futuras de juros encerraram a sessão de ontem em alta, reflexo das baixas da equipe econômica do governo e alta nos juros das treasuries norte-americanas. O anúncio do IPCA-15 melhor do que o esperado também contribuiu para o ganho de inclinação da curva, já que enfraquece as apostas de um corte mais agressivo na próxima reunião do Copom. DI jan/22 fechou em 4,635%; DI jan/24 encerrou em 7,22%; DI jan/26 foi pra 8,10%; e DI jan/28 fechou em 8,61%.

    No Brasil, as atenções estão voltadas para a cena política. O Senado instalou ontem a CPI da Pandemia, que elegeu Omar Aziz como presidente e indicou Renan Calheiros como relator das investigações. Os discursos iniciais confirmam o foco no governo federal e o período de desgaste para o Palácio do Planalto. O cronograma de trabalhos será definido na próxima quinta-feira, e a expectativa é que o ex-ministro Luiz Mandetta seja o primeiro a ser ouvido, na terça-feira, dia 4.

    Ainda, o ministro Paulo Guedes anunciou ontem mudanças na sua equipe, com substituições na Secretaria de Fazenda, em que sai Waldery Rodrigues e assume Bruno Funchal, e na Secretaria do Tesouro, em que Jefferson Bittencourt vai para o lugar de Funchal. As mudanças acontecem depois de desgaste entre o ministério e o Congresso na negociação do Orçamento, e o ministro disse ter expectativa de que elas auxiliem no avanço da agenda da pasta.

    Na manhã dessa quarta, o governo publicou três medidas provisórias para reeditar programas emergenciais de combate aos efeitos da pandemia. Serão reeditados o BEm, para manutenção de emprego formal mediante redução de salário e jornada, e as flexibilizações de regras trabalhistas. A terceira medida provisória abre crédito extraordinário de R$ 9,98 bilhões para custear o BEm.

    Em relação a indicadores econômicos, o IPCA-15 de abril veio aquém das expectativas, mas as medidas de núcleo seguem pressionadas. Na agenda de hoje, os dados do CAGED de março devem apresentar desaceleração no ritmo de geração de empregos formais.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade