• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 20:34:42
Nordestinas
  • 09/04/2021 11h00

    Consórcio Nordeste não trata só do enfrentamento da covid-19 e anuncia câmara de segurança pública

    Veja mais
    Foto: Agência Consórcio Nordeste

    W. Dias assina a criação da câmara

    (Brasília-DF, 09/03/2021) Nem só do enfrentamento da pandemia do covid-19 vive o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste - Consórcio Nordeste, que já existia antes de 11 de março de 2020. Nesta sexta-feira, 9, foi anunciado pela assessoria de comunicação do órgão que reúne dos governadores nordestinos  que nessa quinta-feira ,8, foi instalada a Câmara Temática da Segurança Pública

    O organismo terá representantes dos nove estados da região e tem como finalidade a articulação de políticas públicas, estratégias e ações na área de segurança.

    “Como resultados práticos, queremos reduzir homicídios, atuar mais forte contra o crime organizado, tráfico de drogas, roubo a banco, cargas e combater a entrada de armas, por meio da fiscalização de divisas”, pontuou Wellington Dias, presidente do Consorcio Nordeste.

    Dentre as propostas, foram citadas a aquisição conjunta de equipamentos para as polícias, compartilhamento softwares e a unificação de sistemas de comunicação. Serão estabelecidas também estratégias unificadas de interação com a sociedade. O organismo abre também a oportunidade de criação de parcerias e cooperação com outros países.

    “É um apoio mútuo entre os estados nordestinos para operações e outras necessidades, compartilhando equipamentos e outras estruturas como aeronaves, que poderemos adquirir conjuntamente”, considerou o governador da Bahia, Rui Costa(PT).

    A força de Segurança Integrada Nordeste integrará todo o sistema de segurança dos estados através de uma comunicação regionalizada envolvendo os secretários de segurança, justiça, delegados gerais, comandantes das polícias militar e civil, bombeiros e gestores do sistema carcerário.

    “Há necessidade de um olhar especial para segurança pública, pautado na integração, hierarquia, disciplina e comando”, pontuou a governadora do Rio Grande do Norte,  Fátima Bezerra(PT).

    A câmara técnica de Segurança Nordeste também terá um política especial para o recursos humanos voltada para os atores envolvidos na sistemática da segurança na região.

    “Esse sem dúvida é um assunto estratégico, candente no Brasil, no mundo, mas particular no Brasil. Atravessamos esses indicadores tão perversos de criminalidade, só nos homicídios nós somos a terceira população do planeta e a gente tem procurado dar conta das nossas responsabilidades. Acho que o mais significativo e importante é a gente entender da necessidade de integração com a troca de experiencias mutuas e essa câmara técnica vem proporcionar isso e consequentemente o fortalecimento da segurança pública na região“, disse vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos(PC do B)  

    A câmera da segurança é a sétima, de um total de 18, que serão criadas pelo Consórcio Nordeste, para buscar soluções conjuntas de desenvolvimento em diversas áreas. Participaram da solenidade virtual, além dos governadores, secretários de segurança dos estados, que atuarão como coordenadores na câmera temática.

    ( da redação com informações de assessoria: Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     

     


Vídeos
publicidade