• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 04:32:53
Nordestinas
  • 19/02/2021 15h20

    Elvino Bohn Gass é aclamado como novo líder do PT na Câmara

    Petista gaúcho assume a liderança em substituição ao deputado paranaense Ênio Verri
    Foto: PT na Câmara

    Bohn Gass é o novo líder do PT

    (Brasília-DF, 19/02/2021) O deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS) foi aclamado em reunião da bancada de parlamentares do PT nesta sexta-feira, 19, para ser o novo líder da legenda na Câmara durante este ano de 2021. O petista gaúcho substituirá no comando da liderança o petista paranaense Ênio Verri, que ocupou o posto no último ano.

    Ao agradecer os colegas pela sua escolha em conduzir a maior bancada partidária naquela Casa, Bohn Gass destacou que o momento exige uma forte "unidade de toda a oposição para enfrentar o fascismo instalado no Brasil, cujo maior representante é o próprio presidente da República, Jair Messias Bolsonaro".

    Segundo ele, o outro grande desafio será "garantir a plenitude dos direitos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para corrigir a injustiça histórica cometida pela Lava Jato contra o maior líder popular do país".

    Reconstrução nacional

    Outro ponto assinalado pelo novo líder petista é a viabilização de um Plano Nacional de Reconstrução e Transformação do Brasil, dada a política de terra arrasada implementada, segundo ele, pelo atual governo federal. Bohn Gass apontou também a priorização a uma campanha de vacinação de toda a população brasileira contra o novo coronavírus (covid-19), que já matou mais de 243 mil brasileiros.

    O novo líder do PT destacou que a legenda e demais forças progressistas precisam se unir para viabilizar "o direito à comida e a um mínimo de dignidade" a toda a população brasileira.

    "Nossas riquezas, matas, águas, minérios, nossas empresa públicas, nossa chance de autossuficiência energética, nosso patrimônio ambiental, cultural e social, tudo está sendo dizimado. Então, além de dar um basta a esta destruição, é preciso criar as condições de refazer tudo isso, dando esperança de qualidade de vida para o povo brasileiro", comentou.

    "Vacina, sim! Imunização, já! Renda mínima, sim! Auxílio emergencial, já! Afinal, o PT nasceu e só continua existindo com tanta força porque sempre priorizou a vida. A vida é, sempre será, a nossa prioridade", complementou.

    Biografia

    Elvino Bohn Gass é filho de agricultores familiares do interior do Rio Grande do Sul (RS). Filiado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e ligado às comunidades eclesiais de base e as pastorais da terra da Igreja Católica Apostólica Romana, iniciou sua atividade política. Além de ser também professor de ensino fundamental e médio nas disciplinas de História e Geografia para alunos de redes municipais e estadual do Rio Grande do Sul.

    Em 1998, elegeu-se vereador em Santo Cristo (RS) e, no mesmo ano, assumiu uma vaga na Assembleia Legislativa gaúcha. Desde então, consecutivamente, foi eleito por três vezes seguidas deputado estadual e posteriormente eleito para a Câmara dos Deputados, em 2.002, 2.006 e 2.018. "Sou um agricultor familiar que teve a chance de estudar. Fui sindicalista, professor e estou deputado", contou.

    (por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     

     


Vídeos
publicidade