• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 19:22:35
Nordestinas
  • 19/01/2021 09h23

    DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil atenção a vacinação e fala de Guedes de que pode retomar a CPMF com Lira no comando da Câmara

    Veja mais
    Foto: Arquivo da Política Real

    Mercados globais em alta

    (Brasília-DF, 19/01/2021) A Politica Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontanto que os mercados globais estão em alta nesta terça-feira, véspera da posse de Joe Biden e Khamala Harris no comando dos EUA.

    Aqui no Brasil a repercussão da vacinação e a declaração e Paulo Guedes que a chegada de Lira ao comando da Câmara vai poder retomar a CPMF chamaram atenção.

    Veja mais

    Hoje, as bolsas internacionais amanhecem em alta, com os Estados Unidos crescendo +0,7% e a Europa crescendo +0,2%. O Senado americano deve iniciar nesta terça-feira ,19, o processo de sabatina de Janet Yellen, indicada de Joe Biden para secretária do Tesouro americano. A economista deve se apresentar ante o Comitê de Finanças da Câmara Alta para promover a agenda econômica do governo Biden e deve ser questionada sobre temas como dívida pública, câmbio e impostos. Espera-se que Yellen argumente em favor do pacote de USD 1,9 trilhões anunciado pelo presidente eleito Joe Biden na semana passada. E na Europa, a comissão europeia deve apresentar hoje o plano para fortalecer o euro. 

    IBOVESPA 0,70% | 121.242 Pontos.    CÂMBIO -0,05% | 5,30/USD

    Em meio ao início da vacinação contra o coronavírus no Brasil e aos dados econômicos positivos da China, o Ibovespa fechou o dia de ontem em alta de 0,70%, aos 121.242 pontos. O dólar comercial ficou praticamente estável, com leve variação negativa de 0,05%, aos R$ 5,30.

    As taxas futuras de juros fecharam o dia de ontem em queda, com o mercado reduzindo prêmios, principalmente nos vértices mais curtos. Ajudaram também no movimento de queda as indicações de que os principais candidatos à presidência da Câmara deverão ter compromisso com a responsabilidade fiscal, mesmo que haja ampliação de medidas sociais. Vale lembrar que quarta-feira é dia de decisão do Copom, e o mercado é praticamente unânime em acreditar na manutenção da Selic em 2%. DI jan/22 fechou em 3,26%; DI jan/24 encerrou em 5,95%; DI jan/26 foi para 6,82%; e DI jan/28 fechou em 7,32%.

    No Brasil, rescaldos políticos do início da vacinação respingaram no candidato do governo ao comando da Câmara e provocaram um alerta no Palácio do Planalto com a queda na popularidade do presidente Jair Bolsonaro. Ontem, a bancada do Solidariedade aprovou o apoio a Baleia Rossi, candidato de Rodrigo Maia. A justificativa foi o “bate-cabeça” do governo em relação à vacinação. A chapa do candidato de Maia é formada agora por 12 siglas, que somam 292 deputados federais.

    O Estadão reporta que o Ministro Paulo Guedes aposta na vitória de Artur Lira nas eleições da Camara para reapresentar a proposta de imposto digital (aos moldes da CPMF). O Ministro defende a criação do novo imposto para financiar a desoneração da folha de pagamentos e Lira já se manifestou no ano passado favorável ao tributo, com a condicionante de que fosse aprovado com uma alíquota menor.

    Quanto à agenda econômica, vale lembrar que a primeira parte da reunião do Copom começa hoje. O resultado sai amanhã, após o segundo dia de reunião.

    Do lado das empresas, ontem publicamos nosso relatório iniciando a cobertura da petroleira 3R Petroleum (RRRP3) com uma recomendação de COMPRA e um preço-alvo de R$ 55/ação, resultando em um potencial de alta de 56%. A 3R Petroleum é uma empresa de Exploração e Produção independente, de pequeno porte, focada na revitalização de campos maduros de petróleo e gás, principalmente ativos terrestres e em águas rasas.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade