• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 21:26:52
Nordestinas
  • 15/01/2021 16h23

    VACINAS: Depois que surgiu informação no atraso da chegada das vacinas da Índia, Ministério da Saúde pede entrega de 6 milhões de coronaVac

    Veja mais
    Foto: Arquivo da Política Real

    Ministério da Saúde fez pedido formal das vacinas coronaVac

    (Brasília-DF, 15/01/2021) Nesta sexta-feira,15, surgiu a informação de que as vacinas compradas pelo Ministério da Saúde junto a Fiocruz, de um lote de 2 milhões de  AstraZeneca/Oxford produzidos pelo Laboratório Serum, na Índia, não chegariam no tempo desejado pelo Governo Federal, face isso houve, oficialmente, um movimento legal para que 6 milhões de vacinas coronaVac do Instituto Butantan, também compradas pelo Governo Federal, sejam entregues logo.

    O presidente Jair Bolsonaro disse hoje,15, na TV Bandeirantes que o carregamento de vacinas AstraZeneca/ Oxford que, inicialmente, chegaria no sábado, 16, deverão atrasar “de 2 a três dias”.

    O Ministério da Saúde, através do secretário de logística, Roberto Ferreira Dias  , enviou ofício ao Instituto Butantan pedindo a imediata entrega de 6 milhões de vacinas da coronaVac ao Governo Federal.

    " Senhor Diretor,

    1. Solicitamos os bons présmos para disponibilizar a entrega imediata das 6 milhões de doses importadas e que foram objeto do pedido de autorização de uso emergencial perante a ANVISA.

    2. Ressaltamos a urgência na imediata entrega do quantavo contratado e acima mencionado, tendo em vista que este Ministério precisa fazer o devido loteamento para iniciar a logísca de distribuição para todos os estados da federação de maneira simultânea e equitava, conforme cronograma previsto no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a COVID-19, tão logo seja concedido a autorização pela agência reguladora, cuja decisão está prevista para domingo, dia 17 de janeiro de 2021. “, diz parte do documento dado a conhecer, hoje,15.

    Sobre atraso

    Bolsonaro, na TV Bandeirante, em entrevista nesta tarde disse que a vacinação que começou na Índia vai atrasar o envio das vacinas da AstraZeneca/ Oxford comprada pela Fiocruz a Serum.

    “Foi tudo acertado para disponibilizar dois milhões de doses. Só que hoje, nesse exato momento, está começando a vacinação na Índia. É um país com 1 bilhão e 300 milhões de habitantes. Então resolveu-se, não foi decisão nossa, atrasar um ou dois dias até que o povo comece a ser vacinado lá. Porque lá também tem as pressões políticas de um lado e de outro. Isso daí, no meu entender, daqui a dois, três dias no máximo nosso avião vai partir e vai trazer esses dois milhões de vacinas para cá”,  disse Bolsonaro.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade