• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 21:16:23
Nordestinas
  • 02/10/2020 21h41

    Paulo Guedes diz que é contra “furar teto” para fazer política e ganhar eleição; Guedes diz que não vale à pena levar o Brasil a “triste passado”

    Veja mais
    Foto: imagem de Streaming

    Paulo Guedes falou à porta do Ministério da Economia

    (Brasília-DF, 02/09/2020) O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que iria falar com os jornalistas no fim do dia. Ele assim afirmou ao chegar na sede do Ministério na Esplanada dos Ministérios ao vir do Palácio do Planalto no final da tarde desta sexta-feira, 2. Dito e feito. Ele falou do teto de gastos, que impede gastos orçamentários acima da inflação a cada ano –pode ser enfrentado( furado) numa segunda onda da pandemia do Covid-19, assim como afimou que não valia à pena romper o teto em nome de política e eleição.

    Ele criticou tentativas de criar gastos permanentes que resultem na violação do limite, chamando-as de irresponsáveis.

    “Uma coisa é você furar o teto porque você está salvando vidas em ano de pandemia, e isso ninguém pode ter dúvidas. Se a pandemia recrudescer e voltar em uma segunda onda, aí sim nós decisivamente vamos fazer algo a respeito. E aí sim, é o caso de você furar o teto”, disse Guedes.

    Segundo o ministro, gastos “para fazer política” e “ganhar eleição”  que afronte a âncora fiscal é levar o Brasil a um passado triste.

    “Agora, você furar teto para fazer política, para ganhar eleição, para garantir, isso é irresponsável com as futuras gerações. Isso é mergulhar o Brasil no passado triste de inflação alta”, afirmou.

    Guedes falou à imprensa na portaria do Ministério da Economia após reunião virtual com representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI).

    Guedes falou à imprensa na portaria do Ministério da Economia após reunião virtual com representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI).

    Renda Cidadã

    Ele falou sobre o Renda Cidadã, que ele chegou a voltar a chamar, nesta semana, de Renda Brasil.

    Sobre as fontes de recursos para o programa, Guedes disse que o governo pretende aumentar os recursos para a transferência de renda a famílias mais pobres, mas preservando o teto de gastos. “Vamos ter que dar uma turbinada neste programa sim. Mas precisa furar teto? Não”, declarou o ministro.

    Guedes não voltou a falar mais de problemas de relacionamento com o ministro do Desenvolvimento Regional(MDR), Rogério Marinho.

    ( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade