• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 01:26:17
Nordestinas
  • 27/08/2020 08h02

    EDUCAÇÃO:VP Hamilton Mourão diz que alunos que podem pagar não deveria ter universidade gratuita; ele disse quem pode pagar deve pagar

    General Mourao falou em evento na internet
    Foto: imagem de Streaming

    VP Hamilton Mourão falou em evento da Ser Educacional

    ( Publicada originalmente às 14 h 00 do dia 26/08/2020) 

    (Brasília-DF, 27/08/2020) O dia foi rico em declarações dos poderosos da República.  Nesta quata-feira, 26, o Vice Presidente General Hamilton Mourão disse que os alunos de universidades federais públicas quem tem condições de pagar deveriam arcar financeitamente com esse encargo.

    Na avaliação de Mourão, os valores arrecadados ajudariam a subsidiar o ingresso de jovens menos favorecidos em instituições de ensino superior particulares.

    “Uma visão que tenho de longa data é que temos gente que, podendo pagar, está dentro da universidade federal, recebendo ensino de graça. E que, uma vez formada, passa única e exclusivamente a lidar com sua vida privada”, comentou o vice-presidente ao proferir, pela internet, uma palestra organizada pelo grupo Ser Educacional, mantenedor de seis instituições de ensino superior espalhadas pelo país, além de escolas técnicas e forte presença no ensino à distância (EAD).

    “Digo isto de cadeira porque minha filha e meu filho estudaram em universidades federais. E eu poderia ter pago algo. Seria normal”, acrescentou o vice-presidente ao responder a pergunta de um dos sócios do grupo educacional, que queria saber se o governo tinha alguma proposta para aumentar o número de alunos matriculados no ensino superior.

    “O Estado brasileiro enfrenta uma crise fiscal grave. Uma crise que lhe dá pouco espaço para soluções que utilizem recursos públicos de forma a termos um maior gasto social”, começou respondendo Mourão, antes de acrescentar que a cobrança para universitários com melhores condições financeiras seria uma forma de compensação que ajudaria o Estado a ampliar investimentos em Educação.

    “É algo em que temos que pensar seriamente, sem preconceitos. Seria um recurso que poderia ser canalizado para aqueles jovens que precisam de financiamento; uma compensação muito justa. Temos que buscar espaço fiscal e fontes de financiamento. E uma fonte seria esta”, disse Mourão, admitindo que, embora não tenha dados precisos, acredita que a maioria dos estudantes matriculados nas universidades públicas tem condições de pagar algo pelos estudos.

    “O pagamento que eles fizessem serviria para que mais alunos ingressassem no setor privado e, consequentemente, aumentássemos nosso percentual de jovens com curso superior”, concluiu o vice-presidente.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade