• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 15:55:04
Nordestinas
  • 18/08/2020 08h10

    Bolsonaro, ovacionado ao chegar em Aracaju, inaugura termoelétrica no Porto de Sergipe

    A termoelétrica fica na Barra dos Coqueiros
    Foto: Alan Santos/PR) e Twitter de Jair Bolsonaro

    Bolsonaro nos ombros de apoiadores ao chegar a Aracaju nesta segunda-feira

    ( Publicada originalmente às 13 h 41 do dia 17/08/2020) 

    (Brasília-DF, 18/08/2020)  O Presidente Jair Bolsonaro desembarcou na manhã desta segunda-feira,17, no Aeroporto Santa Maria/ Aracaju, na Zona Sul da capital sergipana para inauguração da Usina Termoelétrica (UTE) Porto de Sergipe I, em Barra dos Coqueiros. Ele foi ovacionado por apoiadores logo na chegada. Nas imagens divulgadas nas contas de redes sociais, ele esteve ao lado do deputado Laécio Oliveira(PP-SE), Fábio Reis(MDB-SE) e Bosco Costa(PL-SE).  Oliveira é o relato da Lei do Gás, que é uma das prioridades do Governo Federal neste segundo semestre de 2020.

    Bolsonaro foi carregado nos ombros de apoiadores em área logo à entrada do desembarque do aeroporto, ganhou e usou um chapéu de vaqueiro típico do Nordeste. Ele não falou ao apoiadores, sempre acenando aos apoiadores se sem máscara.

    A Usina Termoelétrica (UTE) Porto de Sergipe I, em Barra dos Coqueiros, vai converter gás natural em energia elétrica. A unidade, implantada pelas Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), tem capacidade para atender a 16 milhões de pessoas. Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também presente na cerimônia da inauguração, Porto de Sergipe I é a maior termelétrica desse modelo da América Latina e os setores elétrico e de gás natural têm potencial para crescerem juntos de forma sustentável.

    “Térmicas como Porto de Sergipe I são extremamente estratégicas para viabilizar o crescimento do parque de energias renováveis, exercendo as atividades como se fosse uma bateria, permitindo reduzir o custo da energia ao consumidor”, disse. “Chamo a atenção que o gás natural é um dos principais combustíveis da transição energética, rumo à economia de baixo carbono”, completou.

    Bolsonaro posa com funcionáio da UTE no Sergipe 

    Albuquerque explicou ainda que a nova termelétrica, que entrou em operação comercial em março de 2020, produz energia por menos da metade do custo médio da energia térmica produzida no Brasil. Segundo ele, 1 megawatt-hora da energia térmica produzida em Roraima, a carvão, custa R$ 1,2 mil, já o mesmo 1 megawatt-hora da térmica a gás de Porto de Sergipe I custa R$ 279.

    Segundo o ministro, o aumento da participação do gás natural na matriz energética brasileira é um dos objetivos contidos nas políticas públicas do governo e a participação de terminais privados, como o de Porto de Sergipe I, “contribuem para um salutar ambiente de competição, fundamental para a redução de preços aos consumidores”.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade