• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 05:03:28
Nordestinas
  • 07/08/2020 21h00

    INVESTIGAÇÃO: André Mendonça, depois de encontro com parlamentares, diz que atua dentro do Estado de Direito e não persegue ninguém; ele tratou do caso da perseguição aos antifascistas

    Hoje, teve reunião reservada da Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência do Congresso Nacional
    Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

    André Mendonça é ministro da Justiça

    (Brasilia-DF, 07/08/2020) Depois que o site Uol revelou em reportagem que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através de sua secretaria de Operações Integradas( SEOPI) em que teria sido montado um dossiê contra 579 servidores públicos por serem considerados anti-fascitas e adversários do Governo Bolsonaro, houve muita repercussão, ação no STF, TCU e diculgação de notas de entidades nacionais e internacionais querendo esclarecimentos.

    O ministro André Mendonça sse encontrou nesta sexta-feira,7, como congressistas da Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência do Congresso Nacional. A reunião foi reservada, mas Mendonça divulgou nota, afirmando  que não faz perseguição.

    “Os esclarecimentos prestados não deixam dúvidas de que meu trabalho à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública tem se pautado pelos princípios do Estado Democrático de Direito, não admitindo qualquer tipo de perseguição a quem quer que seja.”, disse, em parte da nota.

    Veja a íntegra da nota:

    NOTA À IMPRENSA

    Em reunião com a Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência do Congresso Nacional, nesta sexta-feira (7), tive a oportunidade de esclarecer aos parlamentares questões fundamentais relacionadas à atividade de inteligência no âmbito da Diretoria de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Cabe à referida comissão o controle externo da atividade de inteligência.

    Destaquei que o trabalho, iniciado inclusive antes da minha gestão, se baseia em princípios de legalidade, impessoalidade, segregação da informação e sigilo, conforme determina a Lei nº 9.883/1999. A atividade de inteligência não é atividade de investigação. 

    Os esclarecimentos prestados não deixam dúvidas de que meu trabalho à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública tem se pautado pelos princípios do Estado Democrático de Direito, não admitindo qualquer tipo de perseguição a quem quer que seja.

    Minha orientação à Secretaria de Operações Integradas sempre foi clara: esforço máximo em auxílio aos Estados e Distrito Federal em ações integradas para o combate irrestrito ao crime organizado, à corrupção, ao tráfico de pessoas e, principalmente, aos crimes cometidos contra mulheres, crianças e adolescentes.

    É com a atuação técnica e republicana que continuarei conduzindo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, honrosa missão a mim confiada pelo Presidente Jair Bolsonaro.

    Brasília, 7 de agosto de 2020

    André Luiz de Almeida Mendonça

    Ministro da Justiça e Segurança Pública

     

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade