• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 09:34:13
Nordestinas
  • 05/08/2020 07h50

    MEIO AMBIENTE: Sugestão de Salles para diminuir meta no PPA de proteção da Amazônia é rechaçada por ambientalistas e oposicionistas

    Senadora maranhense que lidera o Cidadania diz que proposta do Ministério do Meio Ambiente é “absurda”; líder do PCdoB afirma que iniciativa só reforça o quanto o atual ministro “só se preocupa em destruir o meio ambiente”
    Foto: Arquivo da Política Real

    Meta de desmatamento em destaque após movimento do MMA

    ( Publicada originalmente às 18h 30 do dia 04/08/2020) 

    (Brasília-DF, 05/08/2020) A sugestão apresentada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de alteração no Plano Plurianual (PPA) para diminuir a meta das áreas protegidas da floresta amazônica foi rechaçada por vários parlamentares e ambientalistas.

    Em ofício encaminhado no início do mês de julho ao Ministério da Economia, Salles defende que a meta de reduzir em 90% os focos de desmatamento e de incêndios na área da Amazônia até o ano de 2.023 seja estabelecido em até 390 mil hectares. Esse número é considerado apenas um terço do proposto, inicialmente, pelo próprio ministério no PPA.

    “Diante dos recordes de desmatamento da Amazônia, Ricardo Salles se consolida como o pior ministro do Meio Ambiente da história, propondo proteger só 1/3 da área da floresta destruída em um ano. Vamos lutar contra esse absurdo. Vamos preservar a Amazônia e todos os biomas”, comentou a senadora e líder do Cidadania, Eliziane Gama (MA).

    “Salles só se preocupa em destruir o meio ambiente. Agora mesmo, qual a preocupação dele? Reduzir a proteção ambiental da Amazônia. É a mesma posição de quando ele queria aproveitar a pandemia passar a boiada, reduzir os critérios da legislação de proteção ambiental. Não podemos aceitar. É preciso cobrar que este ministro que deveria cuidar do meio ambiente, de fato, cuide”, disparou a líder do PCdoB, deputada Pepértua Almeida (AC).

    Já a Organização Não Governamental (ONG) Greenpeace diz que reduzir a meta do desmatamento além de prejudicar as florestas, também acarretará numa piora do clima em todo o planeta Terra. Assim como “mais constrangimentos internacionais, em um momento em que investidores, empresas e outros países ameaçam boicotar o Brasil”.

    (por Humberto Azevedo, especial de Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade