• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 12:37:11
Nordestinas
  • 24/07/2020 16h34

    FAKE NEWS: Facebook e Twitter bloqueiam, por decisão de Alexandre de Moraes, perfis de bolsonaristas; Roberto Jefferson, que xingou ministros do STF nesta semana, também teve perfil bloqueado

    Veja a íntegra da nota
    Foto: Arquivo da Política Real

    Alexandre de Moraes voltou a decidir no Inquérito das Fake News

    (Brasília-DF, 24/07/2020) Sob risco de serem multados as plataformas Twitter e Facebook anunciaram que retirarm do ar, inclusive em todo o mundo e não só em servidores no Brasil, perfis de bolsonaristas que são investigados no chamado “Inquérito das Fake News( Inq 4781) que tamita no Supremo Tribunal Federal(STF) criado em março de 2019 e que é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes. Em 22 de julho, o ministro Moraes tomou decisão no sentido de “reiterar medida anterior” , pois em 26 de maio ele já tinha determinado que determinados perfis deveriam ser bloqueados tanto no Twitter, no Facebook e no Instagram não o tinha feito.

    “Embora clara e objetiva a determinação judicial, no âmbito do presente inquérito, para que as operadoras das redes sociais Facebook, Twitter e Instagram suspendessem, de imediato e de forma incondicionada, as contas mantidas pelos investigados ALAN LOPES DOS SANTOS, BERNARDO PIRES KUSTER, EDSON PIRES SALOMÃO, EDUARDO FABRIS PORTELLA, ENZO LEONARDO SUZI MOMENTI, MARCELO STACHIN, MARCOS DOMINGUEZ BELLIZIA, RAFAEL MORENO, PAULO GONÇALVES BEZERRA, RODRIGO BARBOSA RIBEIRO, ROBERTO JEFFERSON MONTEIRO, SARA FERNANDA GIROMINI, EDGARD GOMES CORONA, LUCIANO HANG, OTAVIO OSCAR FAKHOURY, REYNALDO BIANCHI JUNIOR e WINSTON RODRIGUES LIMA (fl. 194 – Apenso 70 e fl. 32 – Apenso 71), não houve comprovação do regular cumprimento.”, diz parte da decisão que a Política Real teve acesso.

    O ministro Alexande de Moraes se irritou, particularmente, com a rede Twitter e deixou claro isso em sua decisão. ele citou matérias jornalistas que comprovaram que os perfis estavam ativos quase dois meses depois de sua decisão original que mandou fazer os bloqueios. 

    “Embora a determinação de bloqueio tenha sido informada pela Autoridade Policial aos provedores que exploram, de forma empresarial, as redes sociais em questão (fls. 257/258), observa-se seu descumprimento, mantendo-se ativos os perfis de usuários especialmente da rede social Twitter, que informa nos autos a impossibilidade de cumprimento de ordem genérica, posto não haver cadastramento nos perfis com uso de dados civis remetidos com os ofícios.”, disse.

    O Twitter divulgou nota, que chegou a Política Real.

    Nota twiiter

    "O Twitter agiu estritamente em cumprimento a uma ordem legal proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF)".

    Alexandre de Moraes determinou que em 24 horas o Twitter tirasse do ar esses perfis. Inclusive o do ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB, que nesta semana voltou a xingar membros do STF. Se o Twitter não cumprisse a decisão seria multado por R$ 20 mil em cada pefil, ao  dia, por não bloqueio.

    Veja a relação dos perfis do Twtter, representada no território nacional  pela Twitter Brasil Rede de Informação Ltda, ,que tinham que ser bloqueados:

    1. @allantercalivre (ALAN LOPES DOS SANTOS);
    2. @bernardopkuster (BERNARDO PIRES KUSTER)
    3. @edgardcorona (EDGARD GOMES CORONA)
    4. @edsonsalomaomc (EDSON PIRES SALOMÃO) 5.@_brasileirinhos (EDUARDO FABRIS PORTELLA)
    6. @EnzuhOficial (ENZO LEONARDO SUZI MOMENTI)

    7. @luciano_hang (LUCIANO HANG)
    8. @stachin_marcelo (MARCELO STACHIN)
    9. @bellizia70 (MARCOS DOMINGUEZ BELLIZIA) 10.@oofaka (OTAVIO OSCAR FAKHOURY)
    11. @roboconservador (RAFAEL MORENO)
    12. @GTabacow (REYNALDO BIANCHI JUNIOR)
    13. @rodrgo_ribeiro (RODRIGO BARBOSA RIBEIRO)
    14. @_SaraWinter (SARA FERNANDA GIROMINI)
    15. @cmtewinston (WINSTON RODRIGUES LIMA)
    16. @blogdojefferson (ROBERTO JEFFERSON MONTEIRO)

    Veja  AQUI a íntegra da decisão de Alexandre de Moraes.

    ( da  redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade