• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 06:28:31
Nordestinas
  • 17/06/2020 07h51

    Rodrigo Maia defende aumentar o tempo de televisão nas eleição 2020; antes, em live com empresários, ele criticou a politização da 5G

    Maia trabalhou bastante
    Foto: Michel Jesus/Agência Câmara

    Rodrigo Maia falou aos jornalistas

    ( Publicada originalmente às 16h 57 do dia 16/06/2020) 

    (Brasília-DF, 17/06/2020) O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia( DEM-RJ), teve uma terça-feira, 16, intensa, muito além do comando da sessão no plenário físico e virtual Ulysses Guimarães. Ele falou aos jornalistas à tarde onde quando tratou das eleições municipais deste ano, 2020. Ele teve uma participação impotante em live com pauta econômica mais cedo., oportunidade em que defendeu a reforma tributária , que ainda avalia possível, e reclamou da politização sobre a 5G.

    Coletiva

    Maia disse que é favorável à proposta de aumentar o tempo de televisão dos candidatos nas eleições municipais deste ano por conta  das dificuldades que encontrarão nas campanhas em razão da pandemia do coronavírus, cuja orientação principal para evitar o contágio é o isolamento social.

    “Aumentar o tempo de televisão, eu acho uma boa ideia”, disse. “(A propaganda nas redes de rádio e TV) é feita por meio de renúncia fiscal, por parte das emissoras, não seria nenhum valor absurdo dada a importância de se conhecer os candidatos”, propôs Maia.

    Maia participou nesta terça-feira (16) de encontro com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; líderes partidários e especialistas para debater o tema. Maia disse que houve consenso entre os especialistas pelo adiamento do pleito por algumas semanas, podendo ser realizado entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro. A data, para ser alterada, precisa ser definida por meio de emenda constitucional aprovada pelas duas Casas do Congresso Nacional.

    Manifestações

    Maia criticou mais uma vez os eventos  do último sábado,13, nas quais extremistas soltaram fogos de artifício, como “bombardeio” fosse em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

    Maia enalteceu as ações do Judiciário e do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, po desmantelar o acampamento em frente ao gramado do Congresso no último sábado, 13.  Maia entende que Bolsonaro não apoia esses eventos antidemocráticos.

    “O governo não defende os que ameaçam e incitam o ódio. (O presidente Bolsonaro) não carrega faixas, ele estar perto dessas manifestações gera um constrangimento, mas ele nunca falou a favor das faixas e tem tido cuidado de não participar dessas manifestações onde essas faixas estavam sendo expostas”, afirmou. “O mais importante é a união do País, dos Três Poderes, mas uma radical rejeição a esses ataques”, reforçou Maia.

    Mais cedo

    Rodrigo Maia (DEM-RJ) participou de uma “live” na internet organizada pela “Conexão Empresarial” e afirmou que a prioridade é a votação da reforma tributária e cobrou que o setor privado dê sua contribuição para a retomada da economia.

    Maia defendeu a reforma administrativa mas disse que a tramitação da proposta deve atrasar em razão de o Executivo adiar o envio da matéria para o ano que vem.

    “Simplificação e segurança jurídica são importantes. Vamos ter uma longa agenda do segundo semestre para encontrar os caminhos ao desenvolvimento econômico sustentável de médio e longo prazos”, declarou o presidente.

    “Temos um sistema tributário que tributa mais o consumo do que a renda, o que prejudica mais os trabalhadores do que a elite, e temos uma economia fechada, o que significa que privilegiamos a não concorrência. Isso é importante que seja organizado”, acrescentou.

    5G

    Maia afirmou que a politização sobre o 5G pode encarecer o gasto dessa nova tecnologia no Brasil. O País sofre pressão por parte do governo americano para que não use a tecnologia chinesa de telefonia móvel de quinta geração. Segundo Maia, se o Brasil abrir mão da concorrência com a participação dos chineses, vai atrasar a implementação dessa tecnologia.

    “Espero que a gente deixe a política de fora e entenda a importância da concorrência para beneficiar o cidadão. Nesse caso, se não tiver a concorrência no produto mais barato, quem vai pagar a conta é a sociedade brasileira”, argumentou.

    Imprensa

    Rodrigo Maia foi questionado se a imprensa não estaria exagerando na crise política e institucional no País.

    Ele disse que os meios de comunicação cumprem o seu papel, sobretudo, ao informarem sobre o que chamou de “atos inaceitáveis de radicalização”, como as ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a parlamentares. Maia ressaltou que é preciso respeitar as ações do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. O presidente da Câmara reforçou mais uma vez a necessidade do diálogo entre as instituições.

    “A imprensa cumpre o seu papel, e há uma radicalização de alguns. Não podemos esquecer que repórteres têm sido agredidos. Isso vem gerando uma sinalização muito ruim na mídia internacional e nos atores internacionais. Estamos discutindo democracia, isso é a pior coisa do mundo, pois, se há essa discussão, é porque há dúvidas sobre o nosso sistema democrático”, disse Rodrigo Maia.

    Ainda virá o pior

    Maia entende que o País ainda vai viver um período de pico de crise econômica mais profunda no segundo semestre. Ele defendeu que o Estado brasileiro continue organizando a área social e aja para garantir os financiamentos prometidos para as empresas. Maia lembrou que há setores que não foram beneficiados por políticas por parte do governo.

    “No setor de aviação estamos vivendo uma tragédia, e a gente não consegue nem organizar uma linha de crédito para capital de giro para as companhias aéreas”, citou. “Se a gente for ao porto de Santos, vamos ver navios parados, sem ter o que fazer. Essa crise não será superada com conflitos e polêmicas, será superada com harmonia e diálogo”, sustentou o presidente da Câmara.

    ( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade