• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 21:11:21
Nordestinas
  • 19/05/2020 08h20

    CORONAVIRUS: Ceará recebe 200 respiradores e poderá abrir mais UTIs; Camilo Santana anunciou reunião com Bolsonaro na quinta e que estado usa cloroquina, desde que médico recomende

    Camilo Santana lamentou a quantidade de fake news que estão sendo detectadas nas rede sociais
    Foto: imagem do Facebook

    Camilo Santana presta contas no Facebook

    ( Publicada oiginalmente às 20h 20 do dia 18/05/2020) 

    (Brasília-DF, 19/05/2020) Segunda-feira, 18, movimentada nas questões que envolvem a pandemia no Ceará.    Na noite desta segunda-feira, 18, o governador Camilo Santana(PT) usou das  rede sociais para trata de vários assuntos.  Como o recebimento de 200 novos respiradores e mais 103 toneladas de equipamentos, a confirmação da reunião com o presidente da República essa semana, novidades sobre a retomada da economia no Ceará e a polêmica sobre o uso da cloroquina para o tratamento da Covid-19.

    Cantana informou que chegaram a Fortaleza 200 respiradores, equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos, totalizando 103,7 toneladas de material adquirido pelo Governo do Ceará no exterior para o enfrentamento ao novo coronavírus.

    O avião cargueiro da empresa Ethiopian Airlines, fretado pelo Estado, pousou em Fortaleza por volta das 15h30, após decolar da China neste final de semana com os utensílios que serão utilizados para reforçar o sistema público de saúde do Ceará e dar segurança aos profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia.

    "Com a chegada desses equipamentos vamos conseguir ampliar significativamente os leitos de UTI. São mais 200 respiradores, com os quais vamos montar 200 novas UTIs, tanto na Capital quanto no interior do Estado. Além disso temos os EPIs e os insumos também com mais de 103 toneladas de equipamento, que serão distribuídos a partir do planejamento do secretário de Saúde, Dr. Cabeto", listou o governador, lembrando que já são mais de dois mil leitos abertos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 no Estado.

    Camilo Santana confirmou que na próxima quinta-feira ,21, está confirmada a reunião virtual dos governadores do Brasil com o presidente da República, para discutir neste momento da pandemia ações de enfrentamento conjunta contra a Covid-19.

    "Esse é o momento de união, onde precisamos alinhar as ações dos estados, pois o inimigo é comum a todos. Precisamos minimizar os impactos da pandemia, e salvar vidas, esse é o nosso objetivo maior", disse o governador.

    Camilo Santana também informou sobre a questão da retomada da economia no Estado. "Esta semana está sendo finalizada no Grupo de Trabalho o plano de retomada na economia, com representantes do Governo, da Secretaria da Saúde, do setor econômico, do setor produtivo. É um plano construído a várias mãos, mas sempre pautado nas condicionantes da ciência e da saúde. Estou confiante que, a partir das ações que temos feito, como a ampliação de UTIs e ações de isolamento, por isso acredito que em breve poderemos retomar de forma gradativa a economia no nosso Estado. E será feita de forma responsável e pautada na ciência, e não na política", explicou Camilo.

    Isolamento social

    "A partir de um aplicativo criado em conjunto pelas três operadoras em atividade no Brasil, TIM, Claro/Vivo e OI, o Analytics, cedido aos governos para acompanhar o nível de isolamento por cidade no Estado do Ceará. Em Fortaleza estamos próximos dos 60%, mas nossa meta é de 70%. Mesmo assim, ainda somos um dos estados com melhor nível de isolamento social do Brasil”, enumerou o governador. Camilo lembrou ainda que o decreto de isolamento rígido vale até quarta-feira (20) dessa semana para Fortaleza, com reunião agendada com o prefeito Roberto Cláudio para definir os próximos passos de enfrentamento.

    Cloroquina

    Camilo Santana lamentou a quantidade de fake news que estão sendo detectadas nas rede sociais, e comentou sobre o uso da cloroquina.

    “O medicamento está num protocolo do Estado do Ceará, e só poderá ser utilizado com a recomendação de um médico para os seus pacientes. Deixo claro que todas as decisões que o Estado tem tomado são pautadas em questões técnicas e científicas, portanto não há política nessas decisões”, finalizou o governador Camilo Santana.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     

     


Vídeos
publicidade