• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 10:02:50
Nordestinas
  • 14/05/2020 07h57

    MORO X BOLSONARO: Defesa de Moro diz que não há segredo de estado e pede divulgação na íntegra de vídeo; a íntegra vai explicar motivação de Bolsonaro, dizem advogados

    Defesa pede que tudo que Bolsonaro disse no vídeo seja “publicizado”
    Foto: Arquivo da Política Real

    Defesa de Sérgio Moro encaminhou petição nesta quarta-feira

    ( Publicada originalmente às 15h 10 do dia 13/05/2020) 

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 14/05/2020) No  início da tarde desta quarta-feira,13, a defesa do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, apresentou petição no  âmbito do Inquerito 4831 que analisa possíveis crimes expostos por Moro em coletiva do dia 24 de abril. É defendido junto ao ministro Celso de Mello que o vídeo da reunião do dia 22 de abril seja amplamente divulgado, na sua integralidade.

    A defesa entende que várias peguntas serão devidamente esclarecidas e ficará claro que o Presidente Jair Bolsonadro se dirige a Moro. A defesa diz que as ações do presidente mostram a insatisfação com o ex-ministro.

    “A divulgação integral do conteúdo da gravação permitirá verificar que as declarações do Presidente da República foram, sim, direcionadas ao Ministro da Justiça, especialmente por este: a) não ter apoiado a ida do Presidente da República ao ato de 19 de abril; b) não ter apoiado o Presidente da República em suas manifestações contrárias ao distanciamento social; c) não ter apoiado as declarações públicas do Presidente da República de minimizar a gravidade da pandemia; d) não ter concordado com a interferência do Presidente da República na PF do Rio de Janeiro e na Direção-Geral, pelos motivos declinados pelo próprio Presidente da República. Por fim, mostrou-se o Presidente da República insatisfeito com os relatórios de inteligências e informações providenciados pela Polícia Federal.”, disse parte da petição.

    A defesa entende que a divulgação deve ser na íntegra, pois não se vê nenhuma questão de segredo de estado.  A defesa  entende que  “ existem manifestações potencialmente ofensivas realizadas por alguns Ministros presentes ao ato e que, se tornadas públicas, podem gerar constrangimento. De todo modo, esta circunstância não é suficiente para salvaguardar o sigilo de declarações”.

    A defesa de Moro  defende a divulgação integral e pede que se não puder assim se feito que todas as falas do Presidente Bolsonaro sejam “publicizadas”

    “Diante do exposto, requer-se ao Decano desta Suprema Corte, respeitosamente:

    a) que determine a divulgação pública integral do registro audiovisual relativo à reunião do Conselho de Ministros aqui referida;

      b) em caráter subsidiário, caso não se entenda pela divulgação integral do conteúdo do vídeo, pleiteia-se que sejam publicizadas todas as falas do Presidente da República durante a reunião do Conselho Ministerial.”, diz o final da petição.

    Veja a íntegra da PETIÇÃO.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade