• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 15:26:43
Nordestinas
  • 13/05/2020 08h00

    BOLSONARO X MORO: Políticos começam a defender divulgação do vídeo da reunião do Conselho do Governo do dia 22 de abril

    “Vou acionar o STF p/ que seja levantado o sigilo da gravação da reunião ministerial de 22 de abril", disse senador Randolfe Rodrigues
    Foto: Arquivo da Política Real

    Bolsonaro e Moro chamam atenção de todos no Congresso

    ( Publicada originalmente às 19h55 do dia 12/05/2020) 

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 13/05/2020) Depois de toda a repercussão sobre o vazamento do vídeo da reunião do Conselho do Governo do último dia 22 de abril  os políticos começam a se manifestar. A maioria no sentido de que se abra o sigilo total do vídeo que está sendo analisado no inquério 4831 em curso no Supremo Tribunal Federal. Quem poderá dar pleno conhecimento do vídeo é o ministro Celso de Mello, que já deferiu que se faça a degravação do vídeo assim como sua perícia.

    “Vazamentos seletivos sempre proporcionam dúvidas. A divulgação da íntegra do vídeo passa a ser uma exigência de transparência e do dever à publicidade dos atos públicos", disse o senador  Alvaro Dias(Podemos-PR)

    O presidente do Cidadania, Roberto Freire, defendeu que o STF divulgue o vídeo.

    “Se verdadeiros os relatos, Moro foi cirúrgico ao indicar vídeo como prova de interferência na PF. Colocará a baixaria desta gestão a nu. Bolsonaro agiu pra proteger a família. Weintraub quer o STF na cadeia. Damares pede prisão pra governadores e prefeitos.Que o STF divulgue!”, disse.

    O senador Randolfe Rodrigues(Rede-AP) disse que vai acionar o STF para que o vídeo seja divulgado.

    “Vou acionar o STF p/ que seja levantado o sigilo da gravação da reunião ministerial de 22 de abril. Esse vídeo é de interesse público. Não cabe sigilo em um vídeo em que o presidente se reúne c/ o conjunto de seus ministros.

    Bolsonaro já admite que há vídeo comprovando sua tentativa de interferência dele na PF. Esse vídeo tem que vir a público! Isso deve fortalecer o nosso pedido de impeachment. O que Bolsonaro quer esconder? Do que quer proteger sua família e sua milícia de estimação? Criminoso!

    Notícias mostram q Bolsonaro interveio na PF em favor dos filhos e que Ministros de Estado querem a prisão de ministros do STF, governadores e prefeitos. Isso tudo frente às câmeras. O que fazem longe delas? O povo tem quer saber”, disse em três postagens no Twitter.

    O senador Alessandro Vieira(Cidadania-SE) também defendeu a divulgação do vídeo.

    “O vídeo da reunião onde o PR exigiu mudanças na PF foi apresentado hoje. Notícias dão conta de que o motivo seria a exigência direta de proteção à sua família, que seria “perseguida”. O Brasil precisa ter acesso a essas informações. Só a verdade liberta.”, afirmou.

    A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), defendeu a liberação do vídeo.

    "O contéudo da reunião ministerial denunciado pelo ex-ministro Sérgio Moro precisa vir a público. A imprensa dá conta que de fato nesta reunião o presidente teria pressionado pela mudança no comando da Polícia Federal no Rio de Janeiro, em nome de seus filhos. Isso é grave, uma denúncia que de fato precisa ser apurada porque o Brasil não merece ter um presidente sob suspeição", afirmou.

    A senadora Simone Tebet(MDB-MS), presidente da Comissão de  Constituição e Justiça do Senado(CCJ), diz que a verdade deve se buscada, sinalizando que ao vídeo deveria se divulgado, também. 

    "O caminho que se quer ver trilhado, no caso das gravações da reunião ministerial,  é o que se orienta pela luz da verdade, não o  das versões contraditórias entre o ex-ministro e o presidente da República. 
     
    Que a verdade, que não tem adjetivo, nem pode ser relativizada,  prevaleça, não importa sobre qual dos dois lados ela repouse o seu foco. Sem ela, restarão as incertezas de uma encruzilhada política.
     
     Simone Tebet - presidente da CCJ", diz em nota. 

    ( da redação com informações de assessorias e Twitter. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade