• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 31 de maio de 2020 22:48:01
Nordestinas
  • 13/03/2020 21h02

    CORONAVIRUS: Já existe transmissão comunitária no Brasil; casos já chegam a 98

    Casos se destacam em SP e RJ
    Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil

    Pessoas já andam com máscaras no Aeroporto Tom Jobim

    (Brasília-DF, 13/03/2020) Notícia ruim, mas, segundo especialistas, era previsível.  O Ministério da Saúde informou mais cedo em sua última atualização sobre o novo coronavirus que o Brasil teve os primeiros casos de transmissão comunitária. Essa nova situação foi registrada nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Transmissão comunitária ocorre quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais.

    Segundo o Ministério da Saúde, quatro pessoas, ao todo, adquiriram o vírus por essa modalidade de transmissão. Outras 79 são casos importados (que foram contaminadas no exterior) e 15 foram infectadas por transmissão local (por meio de contato com pessoas de casos importados).

    “Não temos evidência de aumento de internação por síndrome respiratória aguda grave”, comentou o secretário de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

    No balanço do ministério disponibilizado hoje (13), o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) chegou 98. Foram 21 pessoas infectadas a mais do que o último dado, anunciado quinta-feira, 12. Os casos suspeitos aumentaram para 1.485. Os descartados ficaram em 1.344.

    Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro são os destaque do surto no Brasil, respectivamente com 56 e 16 casos confirmados. Em seguida vêm Paraná (seis), Rio Grande do Sul (quatro), Goiás (três) e Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal e Pernambuco (dois casos cada um). Completam a lista Alagoas e Espírito Santo (um caso).

    Do total, 15% dos casos confirmados demandam maior nível de atenção, podendo evoluir para agravamento. Há 12 pessoas hospitalizadas.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)