• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 23:05:18
Nordestinas
  • 30/10/2019 07h58

    LEÃO E HIENAS: Ministros do STF reagem a vídeo de Bolsonaro que os mostra como hienas; ex-líder do governo, Joice Hasselmann, chama publicação de burrice

    Apesar do presidente brasileiro reconhecer que postagem foi um erro da qual pediu desculpas, seu assessor especial de Relações Exteriores defendeu a publicação do vídeo

    ( Publicada originalmente às 16h 58 do dia 29/10/2019) 

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 30/10/2019) Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello e Marco Aurélio Mello, reagiram negativamente ao vídeo publicado nest segunda-feira, 28, pelo perfil oficial do presidente Jair Bolsonaro no Twitter que identificou àquela Corte como sendo formada por hienas.

    Em nota, o mais velho integrante da Suprema Corte chamou a postagem de “atrevimento sem limites”. Já Marco Aurélio de Melo levantou a hipótese da publicação do vídeo ter surgido por conta dos novos áudios do ex-assessor do hoje senador Flávio Bolsonaro -  Fabrício Queiroz – poderem incriminar a família Bolsonaro.

    Em comentário feito nas redes sociais, a ex-líder do governo no Congresso Nacional, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), chamou a publicação do vídeo na conta de Bolsonaro no Twitter como sendo o de uma burrice. Já o assessor especial de Relações Exteriores da Presidência da República, Filipe Martins, mesmo depois do pedido de desculpas e do reconhecimento de erro por parte do presidente brasileiro em publicar o vídeo, defendeu a postagem do vídeo, já apagado.

    No vídeo publicado são identificados como hienas além do STF, o Tribunal de Contas da União (TCU), alguns veículos de imprensa – como o jornal O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Grupo Globo, Rádio Jovem Pan, partidos da oposição – como o PT, PDT, PSB, PSOL e PCdoB, a própria legenda, PSL, e às Organizações das Nações Unidas (ONU) e Organização Não-Governamental (ONG) Greenpeace.

    No final do vídeo, o leão atacado pelas hienas identificado como sendo o presidente Jair Bolsonaro é salvo por um outro leão chamado de “conservador patriota” com a seguinte mensagem: “vamos apoiar o nosso presidente até o fim. E não atacá-lo. Já tem a oposição para fazer isso”. O vídeo é encerrado com o lema da campanha presidencial que levou Bolsonaro a ser consagrado nas urnas, em 2.018: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

    Posicionamentos

    Celso de Melo

    “[O vídeo é um] modo absurdo e grosseiro, por falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores. [... É uma] expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de Poderes [e que] teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República”, comentou Celso de Mello.

    Marco Aurélio

    “Eu creio que nada surge sem uma causa. Qual seria a causa? Qual é o descontentamento com o Supremo? Eu não acredito que haja descontentamento com o Supremo, as decisões do Supremo são para ser cumpridas. Agora, é uma coincidência muito grande que esse foco surja justamente numa hora em que aparecem essas coisas envolvendo o assessor Queiroz”, declarou Marco Aurélio Mello em entrevista à CBN.

    Joice Hasselmann

    “Quando um político (ou uma família de políticos) posta um vídeo comparando o PSL – maior partido da base e que mais ajudou o governo – a uma hiena, significa dizer que ele está dispensando os votos e ajuda do partido? Deus limitou só a inteligência. A burrice é ilimitada”, disparou Hasselmann.

    Felipe Martins

    “O establishment não gosta de se ver retratado, mas ele é o que ele é: um punhado de hienas que ataca qualquer um que ameace o esquema de poder que lhe garante benefícios e privilégios às custas do povo brasileiro. Isso só mudará quando o Brasil se tornar uma nação de leões”, completou Filipe Martins.

     

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade