- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 15 de maio de 2025 03:18:21
( Publicada originalmente às 12h 44 do dia 28/08/2019)
(Brasília-DF, 29/08/2019) O engenheiro baiano Marcelo Andrade Moreira Pinto foi empossado na manhã desta quarta-feira, 28, pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, no auditório Rômulo Almeida no Edifício Celso Furtado, na Capital Federal, como o novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e rio Parnaíba(Codevasf). O evento, em solenidade rápida, contou com a presença da maioria da bancada baiana. A indicação foi do líder do Democratas na Câmara dos Deputados, deputado Elmar Nascimento(DEM-BA). Moreira Pinto já teve seu nome aprovado no Conselho de Administração da Codevasf e “dentro de um mês” terá seu nome publicado no Diário Oficial da União(DOU).
A Política Real apurou que haverá um “consórcio” de lideranças do Democratas, MDB, PSDB e Progressistas irão comandar a empresa que é uma das maiores operadoras de ações para o desenvolvimento não só nos vales dos rios São Francisco e rio Parnaíba, mas com o enfraquecimento do Departamento Nacional de Obras contra às Secas(Dnocs), passou a ser a mais forte no Nordeste e norte de Minas.
Moreira Pinto fala em sua posse
As principais regionais da Codevasf serão controladas por indicação política. Em Juzeiro, na Bahia, continuará sobre influência do deputado Elmar Nascimento(DEM-BA). O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho(MDB-PE) controlará o comando da regional de Petrolina(PE), O senador Ciro Nogueira(Progressista-PI)), presidente nacional do partido, ficará com o comando da regional no Paiuí e o senador Roberto Rocha(PSDB-MA), líder do partido no Senado, terá o controle da regional do Maranhão. Na estrutura da Codevasf, as regionais são chamadas superintedências. Ao todo, a Codevasf tem 8 superintendências, que inclui Bom Jesus da Lapa(BA), Penedo( AL), Aracaju(SE) e Montes Claros( MG).
CONGRESSO FARÁ EVENTO
Nessa quinta-feira, 29, às 10 horas, o Senado Federal realizará sessão solene pelo 45 anos de criação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O evento será o primeiro evento público com a presença do novo presidente da companhia.
Gustavo Canuto falou na posse de Moreira Pinto
Na oportunidade, será montada, no Salão Branco do Congresso Nacional, a II Mostra Codevasf no Desenvolvimento Regional com o objetivo de apresentar, aos parlamentares e ao público em geral, o resultado dos investimentos da empresa na sua área de atuação.
Criada em 1974, a Codevasf sucedeu a Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale) e a Comissão do Vale do São Francisco (CVSF). A empresa completou 45 anos no dia 16 de julho. A companhia atura em área que abrange 27% do território nacional, em 12 estados e no Distrito Federal, envolvendo 1.641 municípios e 17 bacias hidrográficas principais – Gurupi, Itapecuru, Itapicuru, Jequiá ou Ipoca, Mearim, Mundaú, Munim, Paraguaçu, Paraíba, Parnaíba, Pericumã, Real, São Francisco, Tocantins, Turiaçu, Una e Vaza-Barris –, além de outras bacias de Alagoas, Maranhão e Sergipe.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)