Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

PÓS-PANDEMIA: Ipea divulga documento que busca impulsionar o desenvolvimento brasileiro após a pandemia de Covid-19
23/07/2020 08h10
Foto: site Metropoles

( Publicada originalmente às 19h 10 do dia 22/07/2020) 

(Brasília-DF, 23/07/2020)  Para alguns estava demorando, para outros chegou na hora certa neste início de segundo semestre, pois nesta quarta-feira, 22, o Ipea( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou que produziu um documento chamado “Brasil Pós Covid-19” que foi elaborado por pesquisadores de todas as áreas de atuação da instituição focado no curto a longo prazo para acelerar o desenvolvimento sustentável no país após a pandemia

A assessoria do Ipea informa que as sugestões estão divididas em quatro pilares: atividade produtiva e reconstrução das cadeias de produção, inserção internacional, investimento em infraestrutura, além de proteção econômica e social de populações vulneráveis.

“O Ipea, como instituição cinquentenária e think tank governamental, e na qualidade de principal órgão de pesquisa e proposição de políticas públicas do Estado, toma a iniciativa de compilar mais de 30 contribuições de caráter indicativo e propositivo que são compatíveis com os recursos públicos e privados disponíveis, para auxiliar na tomada de decisão do governo”, afirma o presidente do instituto, o economista Carlos von Doellinger.

“Reforçamos que se trata aqui de um documento com propostas de curto e médio prazo, mas não menos essenciais no momento atual, dada a gravidade da crise. Este esforço soma-se a mais de quarenta publicações específicas já feitas pelo Ipea desde o início da pandemia,5 e conta com o envolvimento de todas as áreas de atuação do instituto.

Esta contribuição atual, de ordem, digamos, mais “cirúrgica”, não obsta nosso entendimento sobre a necessidade de que, para além da crise, o país siga buscando um projeto de desenvolvimento nacional baseado na elevação da produtividade dos fatores de produção e na eficiência alocativa. São exemplos que apontam nessa direção as reformas e as propostas já encaminhadas pelo governo federal referentes ao sistema previdenciário e ao “pacto federativo”.

Trata-se de um projeto que certamente transcende a pandemia e seus efeitos, mas que é o caminho fundante de uma trajetória de crescimento e desenvolvimento sustentáveis. Há que ressaltar, também, a contribuição do Ipea com propostas de ordem mais estruturante e transversal, consolidadas em centenas de publicações disponibilizadas à sociedade e ao Estado.”, diz o final da apresentação.

Veja AQUI um sumário

A assessoria do Ipea informa, também, que o compromisso com o equilíbrio fiscal é apresentado como a chave para o sucesso na retomada do desenvolvimento econômico do país diante do atual cenário mundial. O Ipea recomenda que, além das reformas fiscais, seja posto em prática um amplo conjunto de reformas microeconômicas pró-investimentos e uma reforma tributária que ajudaria a melhorar a eficiência da economia.

Está proposto a concessão de empréstimo favorecido para micro e pequenas empresas (MPEs), de modo a se garantir a preservação do tecido produtivo, assim como a implementação de programas de subsídio temporário à contratação de trabalhadores, além da renovação de programas de redução da jornada. Outras recomendações tratam da utilização das compras públicas para fomentar as atividades de MPEs e da criação de uma estratégia integrada para promover o emprego e a educação dos jovens vulneráveis.

O documento aponta também para a necessidade de reformas do sistema legal de recuperação de empresas brasileiras para enfrentamento da crise sistêmica de Covid-19, além de imediato apoio financeiro aos esforços internacionais de desenvolvimento de vacinas para o novo coronavírus.

Veja AQUI a íntegra do documento do Ipea.

( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)

 

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/583603/pos-pandemia-ipea-divulga-documento-que-busca-impulsionar-o-desenvolvimento-brasileiro-apos-a-pandemia-de-covid-19