• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 30 de junho de 2025 21:43:08
Derradeiras
  • 30/06/2025 08h55

    DESTAQUES DO DIA: Mercados globais mostram alta nos EUA e queda na Europa enquanto no Brasil haverá dados do Banco Central sobre estatísticas e o Novo Caged do periodo

    Veja mais números
    Foto: Arquivo Política Real/

    Mercados, ora em alta, ora em baixa

    (Brasília-DF, 30/06/2025)   A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta, no Estados Unidos, mas em queda na Europa.  No Brasil, o Banco Central apresentará as estatísticas do setor público consolidado de maio e o MPB vai divulga o Caged do último período.

    Veja mais:

    Os futuros de ações dos EUA operam em alta nesta segunda-feira, com o S&P 500 e o Nasdaq 100 renovando máximas históricas (S&P 500: +0,4%; Nasdaq 100: +0,6%), enquanto investidores acompanham a reta final de um mês de forte recuperação. O S&P 500 acumula alta de 4,4% em junho e o Nasdaq sobe 6,1%. A alta da sexta-feira foi impulsionada pelo otimismo em relação ao acordo comercial com a China, apesar do cancelamento de negociações com o Canadá.

    As taxas das Treasuries recuam levemente com os investidores atentos à votação do pacote fiscal de Trump no Senado. A taxa dos títulos de 10 anos cai -2 bps, enquanto a de 2 anos segue estável em 3,73%.

    Na Europa, as bolsas operam em queda (Stoxx 600: -0,3%) com reação cautelosa ao novo acordo comercial entre Reino Unido e EUA, que reduz tarifas sobre automóveis e aviação. O setor automotivo recua (-0,6%), enquanto ações como Rolls-Royce (+0,6%) e BMW (+0,3%) sobem.

    Na China, os mercados fecharam mistos (CSI 300: +0,4%; HSI: -0,9%) com foco nos dados fracos do PMI industrial, que contrai pelo terceiro mês seguido, elevando apostas por novos estímulos. No Japão, o Nikkei subiu 0,84% e renovou máxima de 11 meses.

    Economia

    Nos Estados Unidos, a votação final pelo Senado da proposta intitulada “One Big Beautiful Bill” deve ocorrer hoje. Com a aprovação, o projeto retornará à Câmara dos Deputados para ratificação antes de seguir para a sanção presidencial. No Canadá, o governo revogou o imposto sobre serviços digitais, que previa uma alíquota de 3% sobre a receita bruta gerada por gigantes da tecnologia (como Alphabet, Amazon, Google, Meta, Uber e Airbnb). A medida foi anunciada horas antes de entrar em vigor, como parte dos esforços de Ottawa para destravar as negociações comerciais paralisadas com os Estados Unidos.

    Na agenda internacional, destaque para a divulgação de dados de emprego nos Estados Unidos, com ênfase no relatório Payroll de junho (quinta-feira). Na Zona do Euro, a leitura preliminar do CPI de junho (terça-feira) será o principal indicador da semana.

    IBOVESPA -0,18% | 136.866 Pontos.  CÂMBIO -0,27% | 5,48/USD

    Ibovespa

    O Ibovespa encerrou a semana passada em queda de 0,2% em reais mas em alta de 0,6% em dólares, aos 136.866 pontos.

    A Vale (VALE3, +6,2%) foi um dos destaques positivos, impulsionada pela alta dos preços do minério de ferro (+1,1%).

    Por outro lado, Brava Energia (BRAV3, -15,4%) e PetroReconcavo (RECV3, -9,3%) registraram desempenho negativo, após a queda nos preços do petróleo.

    Renda Fixa

    No comparativo semanal, os juros futuros encerraram com fechamento por toda extensão da curva, refletindo a visão de que o Banco Central adotou postura mais dovish, e o resultado melhor que o esperado do IPCA-15 de  junho. O diferencial entre os contratos com vencimento em janeiro de 2035 e 2026 saiu de -137,00 pontos-base (bps) na sexta-feira passada para -137,50 bps nesta semana. A curva, portanto, apresentou leve perda de inclinação. As taxas de juro real tiveram pequena redução, com os rendimentos das NTN-Bs com vencimento em 2030 consolidando-se em patamares próximos a 7,59% a.a. (vs. 7,60% a.a. na semana anterior). O DI jan/26 encerrou em 14,94% (-2,5 bps no comparativo semanal); DI jan/27 em 14,17% (-10,5 bps); DI jan/29 em 13,3% (-9,5 bps); DI jan/31 em 13,44% (-7 bps); DI jan/35 em 13,56% (-3 bps).

    IFIX

    O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) encerrou a sexta-feira em alta de 0,39%, registrando a quarta valorização consecutiva e renovando sua máxima histórica ao atingir 3.463 pontos. Os Fundos de Papel foram o destaque da sessão, com valorização média de 0,47%, enquanto os FIIs de Tijolo tiveram desempenho médio de 0,30%. Entre as maiores altas do dia estiveram HGRE11 (2,1%), VILG11 (1,9%) e KORE11 (1,7%). Já PATL11 (-2,2%), TOPP11 (-1,4%) e HGCR11 (-1,2%) registraram as maiores quedas.

    Economia

    No Brasil, destaque para indicadores de atividade econômica. O IBGE publicará a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) referente a maio na quarta-feira. Já o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgará hoje o Caged, que deve mostrar desaceleração suave na geração de ocupações formais no mês passado. Ainda hoje, o Banco Central apresentará as estatísticas do setor público consolidado de maio, enquanto o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) publicará a balança comercial de junho (sexta-feira).

    (da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)

     

     


Vídeos
publicidade