COMENTÁRIO DO DIA: A parte mais sensível do corpo humano!
Ouça o comentário da Política Real de hoje
( Publicada originalmente às 07h 30 do dia 13/03/2025)
(Brasília-DF, 14/03/2025). A manhã começou nublada no centro da Capital do Brasil. Nuvens escuras com certeza de chuvas em algum horário. Dia começou com 21ºC e deverá chegar a 30ºC.
Está marcada sessão do Congresso, que vai reunir deputados e senadores no plenário do Senado para realizarem algo histórico. Validar o acordo Congresso, Judiciário e Executivo na questão das novas regras para emendas parlamentares.
Esse acordo deverá ser fundamental a votação do Projeto de Lei Orçamentária na semana que vem.
O presidente Lula terá uma agenda marcada por uma reunião reservada e depois receberá o presidente da OAB Nacional.
O mercado estará atento divulgação de índices e ao que mundo faz sobre a guerra comercial. E o que mais?!
LEIA AQUI
COMENTÁRIO
O Mundo inteiro começa a reagir às tarifas de Donald Trump da ordem de 25%, ,especialmente no caso do aço e do alumínio.
Muita gente falando em decepção, avaliando como inaceitáveis. Europa e China foram os que vieram com mais retaliações.
No Brasil, já se avalia que o impacto será de US$ 1,5 bilhão, só na área do aço. Fernando Haddad teve uma longa reunião com agentes do setor e eles pediram para o Brasil não retaliar, ter sangue frio e negociar. No final do dia, o Brasil divulgou nota dizendo que vai esperar as próximas semanas e poderá recorrer a Organização Mundial do Comércio.
Objetivamente, os estados de Minas Gerais e São Paulo vão sofrer mais, se fala que a melhor forma para o Brasil é esperar mais medidas e agir contra direitos das chamadas bigtechs, parceiras de Donald Trump, e suspender os direitos de propriedades sobre patentes.
Quem é do ramo de comércio exterior sabe que os norte-americanos ficam irritadíssimos quando se mexe com suas patentes.
O Palácio do Planalto se aproxima de empresários bolsonaristas que se irritam com Trump e vão ser obrigados a avaliar o que vale mais, a ideologia ou o bolso.
Essa é mais antiga que namorar. A parte mais sensível do corpo humano é o bolso.
Foi Genésio Araújo Jr, de Brasilia
( da redação)