31 de julho de 2025
Brasil e Poder

COMENTÁRIO DO DIA: Explica, mas não justifica!

Ouça o comentário da Política Real de hoje

Publicado em
6a3bec79da53477f9ab1a2e24df93465.png

( Publicada originalmente às 08h 01 do dia 05/02/2025) 

(Brasília-DF, 06/02/2025). A manhã começou com 18º C e deverá chegar a 28ºC no Centro da Capital Federal. Dia e manhã começaram com tempo claro com algumas nuvens. Dia ficará mais firme, mas as chuvas poderão cair. Dia típico de verão no centro do Brasil.

O presidente Lula começará o dia concedendo entrevista a rádios de Belo Horizonte. Depois ele se reunirá, no Planalto, como presidentes de bancos públicos.

Haverá sessão no plenário à tarde. No Senado, não haverá agenda em plenário, novamente.

No Supremo Tribunal Federal, haverá a primeira sessão ordinária, em plenário. Capa-presta em ação!

O Mercado refletindo sobre o mercado, dólar em queda e Ata do Copom. Hoje, teremos novidades! E o que mais?!

 

OUÇA AQUI

LEIA AQUI

 

 

 

COMENTÁRIO

 

Não tenho dúvidas que você aí adora memes que explicam sem dizer uma palavra. Tenho certeza que talvez nunca tenha lido uma Ata do Copom.

O Comitê de Política Monetária, formado na sua maioria por membros indicados pelo Governo Lula, divulgou o documento da reunião da semana passada. Olha o que tem lá:

“Com relação à política econômica de forma mais geral, o Comitê manteve a firme convicção de que as políticas devem ser previsíveis, críveis e anticíclicas. Em particular, o debate do Comitê evidenciou, novamente, a necessidade de políticas fiscal e monetária harmoniosas.” 

Meu Deus, o que será isso?! Significa que o Ministério da Fazenda e o Banco Central tem que tomar rédeas das constas públicas. Ora bolas, Lula disse não pensa em pacote fiscal agora, só se for necessário.

Fernando Haddad disse ontem que espera que os preços baixem com a supersafra e a redução do dólar, que, ontem, caiu pela 12ª vez seguida.

Hugo Motta, o novo poderoso, disse que a Câmara está pronta para ajudar nisso tudo, mas disse que não quer saber de mais tributos.

O preço da carne e do café podem até cair, mas e os serviços que nunca pedem para descer no elevador?!

O tal do Copom disse mais: “a percepção dos agentes econômicos sobre o regime fiscal e a sustentabilidade da dívida seguiu impactando”.

Essa você não vai querer que eu explique!

 

Foi Genésio Araújo Jr, de Brasília.
 

( da redação)