• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 01 de fevereiro de 2025 14:59:42
Derradeiras
  • 31/01/2025 18h38

    CAMARA: Deputados e deputadas escolhem novo presidente da Câmara dos Deputados; paraíbano Hugo Motta deverá ser eleito com mais de 400 votos

    Veja mais
    Foto: Bruno Spada/ Ag. Câmara

    Deputado Hugo Motta é amplamente favorito

    (Brasília-DF, 31/01/2025). Neste sábado, 1º de fevereiro, deputados e deputadas vão se reunir no plenário Ulysses Guimarães, por determinação regimental, para realizar a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e para os demais cargos da Mesa Diretora.  O mandato é de dois anos e, para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257) ou ser o mais votado no segundo turno.

    Está marcada para as 16 horas o início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente.

    Segundo o cronograma, o prazo para formalização dos blocos parlamentares termina às 9 horas deste dia 1º. Em seguida, às 11 horas, haverá reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa Diretora. Já o prazo para o registro das candidaturas encerra-se às 13h30 do sábado.

    A eleição será realizada de forma presencial, com urnas dispostas no Salão Verde e no Plenário.

    A sessão conjunta do Congresso Nacional que inaugura a nova sessão legislativa está marcada para segunda-feira ,3, às 15 horas. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que está licenciado para votar na eleições deste sábado, informou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, irá trazer a mensagem presidencial para este ano ao Congresso.

    Blocos

    Os blocos parlamentares, cujo objetivo é aumentar a representatividade na composição dos órgãos da Casa, são formados no dia 1º de fevereiro do primeiro ano da nova legislatura e valem para a distribuição das presidências das comissões pelos quatro anos seguintes.

    Já para a eleição da Mesa Diretora, que é feita a cada dois anos, podem ser formados novos blocos para composição dos cargos pelos partidos.

    Candidatos

    Os deputados Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS) são, até agora, os três deputados que se declararam oficialmente como candidatos à presidência da Câmara.

    Hugo Motta

    Hugo Motta é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Ele tem 35 anos e está em seu quarto mandato como deputado federal.  Em 2015, ele foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios. É autor de 32 projetos de lei e de 18 propostas de emenda à Constituição. Ele é o franco favorito e se estima que ele terá mais de 400 votos.  Arthur Lira foi reeleito com a marca histórica de 464 votos de 513 possíveis .

    Pastor Henrique Vieira

    Henrique Vieira é ator, poeta, professor e pastor da Igreja Batista. Tem 37 anos e está em seu primeiro mandato como deputado federal. Integrou a CPI que investigou os atos golpistas de 8 de janeiro. Já foi vice-líder do governo e integrante de diversas comissões na Casa. É autor do Projeto de Lei 2753/24, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade de aulas de prevenção a abusos sexuais.

    Marcel van Hattem

    Van Hattem é jornalista e cientista político. Ele tem 39 anos e está em seu segundo mandato de deputado federal. Ele é coordenador da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O deputado também fez parte do grupo de trabalho (GT) criado na Câmara para discutir o Projeto de Lei 2630/20, que pretende regulamentar as redes sociais e combater as chamadas fake news. É autor de 96 projetos de lei, entre eles vários que tratam da situação de calamidade decretada ano passado em diversos municípios gaúchos.

    Como

    A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado.

    A Mesa compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria — formada por quatro secretários e quatro suplentes.

    ( da redação com informações da Agência Câmara e Ag. Brasil. Edição: Política Real)

     

     

     

     


Vídeos
publicidade