• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 16 de novembro de 2024 15:35:38
Derradeiras
  • 15/11/2024 20h00

    G20: Marinha já começou a atuar na segurança do G20 social numa prévia do encontro da Cúpula dos Chefes de Estado

    Veja mais
    Foto: site do Ministério da Defesa

    Militares da Marinha já atuando na região do G20 social

    (Brasília-DF, 15/11/2024)  O  Ministério da Defesa (MD), por meio das Forças Armadas, empregará o efetivo de 9 mil militares em uma nova operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante a cúpula de líderes do G20, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

    Os militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) atuarão na segurança das comitivas no perímetro externo do Museu de Arte Moderna, da Marina da Glória, do Monumento a Estácio de Sá e dos locais de hospedagem das delegações dos Chefes de Estado, entre outras atividades.

    A Marinha do Brasil (MB) iniciou sua atuação na Operação “G20” com a finalidade de incrementar as ações de segurança da Cúpula de Líderes do G-20, entre 14 e 21 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

    A MB integra a Força Naval Componente (FNC) que atua dentro da estrutura do Comando Conjunto da GLO, 24 horas por dia, contribuindo ininterruptamente, para a segurança da cidade, com o patrulhamento marítimo da Baía de Guanabara e do litoral, em especial nas proximidades dos locais onde estão programadas atividades, como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte Moderna, a Marina da Glória e as praias da Zona Sul e Zona Oeste cariocas.

    A FNC é responsável pela vigilância marítima, assegurando o controle do acesso aos portos e áreas costeiras da cidade, áreas nas quais está previsto o trânsito das delegações. Além disso, a Força atua na proteção de infraestruturas críticas localizadas no estado do Rio de Janeiro e realiza, em coordenação com os demais órgãos, ações de segurança e patrulhamento terrestre ostensivo de vias.

    Caso necessário, a MB atuará na resposta tática a incidentes que exijam reforço na capacidade de segurança e em ações, de caráter episódico, como Força de Contingência, visando neutralizar as possíveis ameaças à boa ordem do evento. Para cumprir a missão, a MB emprega 52 meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais, além de um efetivo de aproximadamente 900 militares.

    Entenda a GLOA

    Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi instaurada em razão do Decreto 12.243, de 8 de novembro de 2024, assinado pelo Presidente da República, que autoriza o emprego das Forças Armadas para garantir a segurança da Cúpula de Líderes do G-20 no período de 14 a 21 de novembro.

    A GLO é prevista no artigo 142 da Constituição Federal, sendo realizada exclusivamente por determinação do Presidente da República, em área estabelecida e por tempo determinado. Quando instaurada, atribui poder de polícia aos militares das Forças Armadas, até o restabelecimento da normalidade, com o objetivo de, em conjunto com os órgãos de segurança pública, preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições.

    A última atuação militar em GLO no Rio de Janeiro ocorreu de novembro de 2023 a junho de 2024, quando os portos e aeroportos tiveram a fiscalização reforçada para coibir o tráfico de drogas e materiais ilícitos, diminuindo a criminalidade e fortalecendo as instituições da área de segurança pública.Atuação das Forças Armadas em grandes eventos internacionais

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)

     

     

     


Vídeos
publicidade