• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 18 de outubro de 2024 21:51:17
Derradeiras
  • 18/10/2024 17h34

    ALERTA: Governo de SP alerta que chuvas no final serão ainda mais intensas; Governo Federal anuncia que está em linha com os órgãos responsáveis

    Deverá chover mais de 250 mm e vento deverá chegar a 60 km/h
    Foto: Divulgação/Governo de SP

    O governador Tarcísio de Freitas acompanhou os trabalhos do gabinete de crise no início da tarde desta sexta

    (Brasília-DF, 18/10/2024). Na tarde desta sexta-feira, 18, a Defesa Civil do Estado de São Paulo atualizou a previsão para tempestades entre sexta-feira ,18, e domingo ,20, com previsão de aumento no volume de chuvas. O alerta é motivado pela passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento de mais de 60km/h e por possíveis quedas de granizo em pontos isolados.

    O acumulado de chuvas no final de semana, que era de 200 milímetros, pode chegar a 250 milímetros em diversas regiões do estado. Outra alteração é o período do acumulado que era de 72 horas e passou para 24 horas.

    “Essa atualização está relacionada principalmente à mudança em relação ao período dos acumulados de chuva. No alerta anterior que emitimos de sexta até domingo tinha acumulados para 72 horas. Ou seja, essa chuva persistia durante três dias. Agora, o que nós temos é um acumulado mais denso em 24 horas”, explica o capitão Roberto Farina, diretor de comunicação da Defesa Civil.

    O Governo de São Paulo instalou nesta sexta-feira um gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes para monitorar a situação. O governador Tarcísio de Freitas acompanhou os trabalhos no início da tarde. As empresas de energia elétrica também participam do gabinete, com um representante de cada concessionária, permitindo uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.

    Veja a nota do Ministério das Energia de hoje á tarde afirmando que está atento ao novo cenário.

    “O Ministério de Minas e Energia (MME) informa que está monitorando atentamente as condições climáticas em São Paulo, em virtude do alerta emitido pela Defesa Civil sobre chuvas intensas e ventos fortes previstos entre esta sexta-feira (18/10) e domingo (20/10).

    A Pasta enviou ofícios com alerta para a situação à distribuidora Enel, à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), à Prefeitura e ao Governo do Estado de São Paulo, reafirmando seu compromisso com a população e reforçando a necessidade de assegurar a prestação ininterrupta do serviço de energia elétrica.

    O MME segue coordenando a adoção de medidas contingenciais e emergenciais de forma ágil, caso haja restrições no fornecimento. A Pasta informa ainda que mantém um canal de comunicação eficaz com os órgãos responsáveis, permitindo o acompanhamento da situação em tempo real e a colaboração com as autoridades locais.

    Por fim, ressaltamos a importância de que a população permaneça atenta às orientações das autoridades competentes e esteja preparada para eventuais contingências.”

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)


Vídeos
publicidade