• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 27 de abril de 2024 19:43:57
Magno Martins
  • 08/03/2021 08h20

    A lição de Voltaire

    O que se diz em Caruaru é que Raquel é inacessorável. Nem com o pai, com quem se atrita de vez em quando, fala a mesma língua, o português compreensível

    Raquel Lyra( Foto: arquivo do colunista)

    (Recife-PE) Ao assumir, hoje, a presidência estadual do PSDB, no mesmo ato que marcará a refiliação do ex-senador Armando Monteiro Neto, que deixou o PTB depois de uma longa jornada, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, recebe de mão beijada o gancho, como se diz no linguajar jornalístico, para se projetar na mídia e se constituir de fato um nome posto na mesa, em 2022, como pré-candidata ao Governo de Pernambuco.

    Como diz o próprio Armando, a tucana, além de gestora testada e aprovada, foi reeleita com uma votação invejável, é mulher, gênero em ascensão na política, fala bem, tem forte inserção nas redes sociais e pedigree na vida pública (filha do ex-governador João Lyra Neto, sobrinha do ex-ministro Fernando Lyra). Acrescento que leva também a vantagem de governar um município cultural e economicamente diferenciado no Nordeste, centro de uma região com 1,5 milhão de eleitores.

    Mas Raquel, entretanto, precisa começar a fazer política com aptidão e gosto. Mais do que isso, melhorar o humor e deixar de ser ranzinza. Sua passagem pelo Governo do Estado como secretária é terreno fértil de reclamações de aliados na convivência com ela. Como prefeita, não tolera vereador, ignora conselhos e acha que o mundo gira em torno dela. Se, realmente, tem projeto majoritário para 22, o caminho da mudança tem que começar ao fazer o juramento de presidente do diretório estadual do PSDB.

    Até porque as comparações já começam a ser feitas. Para que abra os olhos, o que se diz em intramuros é que Miguel Coelho (MDB), prefeito de Petrolina, e Anderson Ferreira (PL), gestor de Jaboatão, concorrentes naturais no bloco da oposição, estão bem mais presentes na mídia, sabem gerar muito mais fatos, encaram com mais frequência os poderosos do PSB sem temor, quando necessário, e exercitam a arte da conquista, da sedução em política, tão usual em Eduardo Campos.

    O que se diz em Caruaru é que Raquel é inacessorável. Nem com o pai, com quem se atrita de vez em quando, fala a mesma língua, o português compreensível. Não sabe que a política é o exercício permanente da conquista. Voltaire, filósofo iluminista francês, deixou escrito que não existem grandes conquistadores que não sejam grandes políticos. Um conquistador, segundo ele, é uma pessoa, cuja cabeça se serve, com feliz habilidade, do braço de outrem. Fica a lição!

    OUSADOS E PREMIADOS – Mais ousado que a tucana, o prefeito Miguel Coelho ganhou mídia nacional com a pesquisa da revista Exame apontando Petrolina como a melhor cidade para se viver no semiárido nordestino. Já Anderson Ferreira emplacou mais um prêmio nacional com a campanha pedagógica desenvolvida pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil, junto aos estudantes da rede municipal. Em virtude da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, a Prefeitura tomou a iniciativa de produzir o vídeo e divulgá-lo através das redes sociais. A produção contou com a participação de alunos da rede municipal que moram na comunidade do Retiro.

    ARMANDO X JEFFERSON – Nos dias que antecederam a sua volta ao PSDB, marcada para hoje, o ex-senador Armando Monteiro Neto deu entrevistas aos mais variados veículos de comunicação. Ao Congresso em Foco, site de Brasília, comparou o PTB, sua agora ex-legenda, a uma seita. “Roberto Jefferson ajudou a legenda a parecer uma seita ao seguir uma linha bolsonarista”, disse. De supetão, sem papas na língua, Jefferson disparou: “Se eu sou uma seita, Armando é uma receita que mistura tudo: comunismo, fabianismo, liberalismo, udenismo e petismo. Se nós somos uma seita, ele é uma receita, desde que leve sempre vantagem. Serve a Deus e ao diabo.”

    A HORA DOS ALIADOS – Armando deve levar praticamente todos os prefeitos que com ele conviveu no PTB, mas não tem a pressa que aniquila o verso. “Essa questão partidária depende muito de fatores locais. Não é só ter um alinhamento com a liderança. Eu deixei todos os aliados à vontade, cada um com o seu tempo. Não precisa entrar todo mundo de uma vez. Os que quiserem ingressar serão bem-vindos", disse o ex-senador ao repórter Houldine Nascimento, deste blog, ao ser perguntado se a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, sua velha aliada trabalhista, também iria se filiar hoje ao PSDB.

    NA BAIXA DE ÉGUA– Enquanto a cidade está fechada, com cara de fantasma, UTIs lotadas, pacientes de Covid agonizando nas filas dos hospitais públicos, a preocupação do prefeito do Recife, João Campos (PSB), está longe disso. Postou, ontem, nas redes sociais o novo símbolo da Prefeitura com a mudança de um dos dois leões por uma leoa. “A paridade do gênero agora está representada na marca da Prefeitura do Recife. Sai um dos leões, entra uma leoa”, escreveu, para acrescentar: “Se temos uma cidade feita por mais mulheres do que homens, uma mudança mais do que justa”. Vai catar coquinho na baixa da égua!

    MARCO MACIEL – O avanço terrível do Alzheimer, doença que atinge a memória, tirou de cena, há mais de dez anos, o ex-vice-presidente Marco Maciel, que vegeta, hoje, numa cadeira de rodas, sob os cuidados da esposa Ana Maria, em Brasília. Para agravar o estado de saúde dele, a família confirmou, ontem, que foi contagiado por Covid, o vírus do fim do mundo. Deu entrada num hospital em Brasília, para exames que confirmaram a enfermidade, mas, felizmente, não precisou ficar internado. Probo e decente, Maciel foi tudo que um político almeja na vida pública: deputado estadual, deputado federal, senador, ministro e presidente da República em exercício por uma penca de vezes.

    CURTAS

    GESTO MACIELISTA – Ao ser informado sobre o quadro de saúde de Marco Maciel, o cantor Alcymar Monteiro fez questão de dar um depoimento ao Blog. Contou que, secretário de Cultura de Juazeiro (CE), sua terra natal, foi recebido pelo então vice-presidente, que liberou R$ 500 mil para o São João daquela cidade com um simples telefonema para o presidente da Embratur. “Tinha prestígio. Depois, fiz questão de mandar um relatório para ele com todos os comprovantes das despesas referentes à ajuda federal”, lembrou.

    PRAIAS E PRISÃO – O primeiro domingo de restrições mais severas para conter a disseminação da Covid-19 foi marcado pelo desrespeito às medidas de prevenção, em praias do Grande Recife. Boa Viagem, na Zona Sul da capital, ficou vazia no sábado, mas, ontem, havia pessoas no mar e grupos caminhando juntos. Secretário de Justiça, Pedro Eurico ameaçou com prisão quem promover festa clandestina. A partir de agora, festa clandestina, aglomeração festiva, nós vamos prender todas as pessoas, não só o coordenador. Todas as pessoas participantes serão conduzidas à delegacia e vão responder a processo criminal", afirmou.

    Perguntar não ofende: Quem obedece a uma voz de prisão de Pedro Eurico?

     


Vídeos
publicidade