• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 01:34:54
Nordestinas
  • 17/11/2017 20h29

    Pesquisa do IPEA mostra crescimento de 1,4% no setor de investimentos no terceiro trimestre

    O avanço foi de 0,4% em setembro, por conta do grande consumo de maquinário e equipamentos
    Foto: Imagem da marca do IPEA

    Pesquisas do IPEA são referências nacionais

    (Brasília-DF, 17/11/2017) O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) teve as técnicas de pesquisa aprimoradas neste ano e apontou um crescimento de 0,4% de agosto para setembro deste ano nos investimentos - que encerraram o terceiro trimestre com alta de 1,4% sobre o trimestre anterior, livre de efeitos sazonais.

    O avanço entre os meses foi consequência do alto consumo de máquinas e equipamentos (Came), que apresentou 3,4% na margem. O indicador permite o acompanhamento mensal e pode ser usado para prever a atualização do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (SCNT) do IBGE.

    DESTAQUE PARA O CAME

    De todos os dados do terceiro trimestre, o Came apresentou destaque com crescimento de 3,3% acima do trimestre anterior; Entre os componentes do Came, a produção interna de bens de capital líquida de exportações recuou 2,3% em setembro. Porém, o forte crescimento registrado pela importação de bens de capital (30,5%) ajudou a explicar seu bom resultado, segundo o IPEA.

    RECUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

    O setor da construção civil recuou pelo segundo mês consecutivo, segundo os indicadores. A queda foi de 0,2% sobre o mês de agosto. Apesar do baixo desempenho, o setor ainda encerrou o trimestre com avanço de 1,4% do período anterior.

    Comparado com o mesmo período do ano passado, enquanto a construção e outras formações de capital registraram queda de 3,2% e 9,8%, o Came cresceu 13,1% sobre setembro de 2016.

    Vale ressaltar que os dados do Ipea são da conjuntura nacional, pois o instituto não realiza estudos específicos para cada estado.

    (por Bruna Pedroso, com informações da Carta de Conjuntura do IPEA. Edição: Genésio Araújo Jr.)

     

Vídeos
publicidade