Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

Pesquisa do IPEA mostra crescimento de 1,4% no setor de investimentos no terceiro trimestre
17/11/2017 20h29
Foto: Imagem da marca do IPEA

(Brasília-DF, 17/11/2017) O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) teve as técnicas de pesquisa aprimoradas neste ano e apontou um crescimento de 0,4% de agosto para setembro deste ano nos investimentos - que encerraram o terceiro trimestre com alta de 1,4% sobre o trimestre anterior, livre de efeitos sazonais.

O avanço entre os meses foi consequência do alto consumo de máquinas e equipamentos (Came), que apresentou 3,4% na margem. O indicador permite o acompanhamento mensal e pode ser usado para prever a atualização do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (SCNT) do IBGE.

DESTAQUE PARA O CAME

De todos os dados do terceiro trimestre, o Came apresentou destaque com crescimento de 3,3% acima do trimestre anterior; Entre os componentes do Came, a produção interna de bens de capital líquida de exportações recuou 2,3% em setembro. Porém, o forte crescimento registrado pela importação de bens de capital (30,5%) ajudou a explicar seu bom resultado, segundo o IPEA.

RECUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O setor da construção civil recuou pelo segundo mês consecutivo, segundo os indicadores. A queda foi de 0,2% sobre o mês de agosto. Apesar do baixo desempenho, o setor ainda encerrou o trimestre com avanço de 1,4% do período anterior.

Comparado com o mesmo período do ano passado, enquanto a construção e outras formações de capital registraram queda de 3,2% e 9,8%, o Came cresceu 13,1% sobre setembro de 2016.

Vale ressaltar que os dados do Ipea são da conjuntura nacional, pois o instituto não realiza estudos específicos para cada estado.

(por Bruna Pedroso, com informações da Carta de Conjuntura do IPEA. Edição: Genésio Araújo Jr.)

 


Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/575955/pesquisa-do-ipea-mostra-crescimento-de-14-no-setor-de-investimentos-no-terceiro-trimestre