• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 23:06:06
Genésio Jr.
  • 06/02/2017 05h58

    Para onde aponta a biruta?

    Pois bem! Vamos direto ao ponto. De cabo a rabo, vamos avaliar esse novo poder com Eunício Oliveira, no Senado, e Rodrigo Maia, na Câmara, em cada uma dos estados nordestinos

    (Brasília-DF)  Começou o ano, pelo menos em Brasília!  Como vai ficar o poder nordestino com o retorno dos trabalhos nos poderes Legislativo e Judiciário do Brasil?  Como de habito, os políticos do Nordeste são a cara do poder! É bom lembrar que temos uma República marcada, agora, pelo poder parlamentar. Não se esqueçam que estamos vindo de um Impeachment e que o presidente da República tem longa origem parlamentar!

    Pois bem! Vamos direto ao ponto. De cabo a rabo, vamos avaliar esse novo poder com Eunício Oliveira, no Senado, e Rodrigo Maia, na Câmara, em cada uma dos estados nordestinos.

    No Maranhão, os dois senadores ligados aos Sarney, João Alberto e Edison Lobão, vão ter seu protagonismo com Eunício Oliveira. João Alberto peitou meio mundo, ele como presidente do Conselho de Ética fez favores a Renan Calheiros e Romero Jucá, e virou Vice-Presidente do Senado. O governador Flávio Dino, do Maranhão, que se cuide! Na outra banda do Meio Norte, o Piauí, Ciro Nogueira se aproxima mais ainda do PMDB e o senador Elmano Férrer, que saiu do PTB e foi para o PMDB, se aproxima do núcleo duro do novo poder e apesar de ter se elegido junto com o petista Wellington Dias, conhecido como o mais peemedebista dos petistas, joga muita pressão sobre o governador do Piauí que terá que administrar a vontade do PMDB voltar ao poder naquele Estado.  Eunício Oliveira foi deputado com João Henrique Sousa, presidente do Conselho Nacional do Sesi, amigo de Temer, que já disse que o PT do Piauí já tinha o que dar!

    No Ceará, só se fala da chegada do genro do falecido Paes de Andrade ao cume da montanha. Derrotado pelo favorito dos Ferreira Gomes na eleição ao Governo do Ceará em 2014, Oliveira chega macio em Brasília, mas no seu torrão sua chegada é estrondosa. Num momento em que o poder nacional não lhes é favorável e o governador Camilo Santana se aproxima do PSDB - a força centrípeta do poder que representa Eunício Oliveira, os histriônicos Ferreira Gomes, especialmente o presidenciável Ciro Gomes - estão sobre grande pressão.  

    No Rio Grande do Norte, o enfraquecimento da petista Fátima Bezerra que criticou o apoio do PT a eleição de Eunício Oliveira, na prática trabalhou contra seu companheiro José Pimentel ao posto de primeiro secretario do Senado, fortalece o insípido governador Robinson Faria que já tinha menos problemas com Henrique Alves, que deixou o governo Temer na onda da Lava Jato. Tudo vai depender do prestígio que terá Garibaldi Alves com Eunício Oliveira. Avalio que terá, pois Garibaldi não ouviu canto de sereias quando o quiseram intrigar com Oliveira.  Na Paraíba, Cássio Cunha Lima agora Vice Presidente do Senado e com o filho vice líder na Câmara, tendem a gerar muitos problemas para o bem avaliado Ricardo Coutinho, que ainda constrói uma boa relação em Brasília. Coutinho já me disse que prefere os Cunha Lima como o “melhor” dos adversários. Que prepare as armas! Em Pernambuco, não faltam problemas para o governador Paulo Câmara, todos os seus aliados estão cheios de poder. O Estado tem cinco ministros poderosos no Governo Temer e agora os três senadores – Humberto Costa, Armando Monteiro e Fernando Bezerra Coelho – como líderes de seus partidos. Todos pré-candidatos ao Governo do Estado! Quem duvida?! 

    Em Alagoas, Renan deixa o poder!? Claro que não. Deve ter tudo de Oliveira e do Planalto, o que dá fôlego ao filho Renan Filho, porém os tucanos e o pepetista Benedito de Lira, são poder em Brasília.  No Sergipe, Antonio Carlos Valadares, agora na Mesa Diretora do Senado já lidera pesquisas e pressiona o combalido Jackson Barreto, que é do PMDB do contra.  Na Bahia, Rui Costa vai ter que ver e observar as arrumações, não existem muitos baianos poderosos no parlamento no momento, mas o PSDB de Antonio Imbassahy agora vai tocar as relações com o Congresso. Ele tem muito o que se preocupar.

    Todas as atenções para o novo poder.  Preparem-se

    Por Genésio Araújo Jr, é jornalista

    Email: [email protected]

     

     

     


Vídeos
publicidade