• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 23:57:28
Genésio Jr.
  • 29/01/2017 13h14

    O que nos foi legado!

    Abre-se uma janela importante para o Brasil. Não somos personagens, nem objeto dos principais compromisso e ações do senhor Donald Trump. Quem conhece negócios no mundo sabe que isso é uma grande oportunidade.

    (Brasília-DF)  Terminamos com o primeiro mês de 2017!  O que sobrou da primeira volta que nos legou esse modelo gregoriano, que insistimos em usar no mundo Ocidental?!

    Em Brasília, costumamos dizer que nada que ocorre em janeiro tem raízes! Na Europa, costuma-se dizer que nada que ocorre em agosto é pra valer! Já nos Estados Unidos, vem a ser em julho que tudo perde valor!

    Vamos começar fevereiro com muitas decisões importantes. Na vida pública, que é nosso espaço de avaliação, temos as eleições para o comando da Câmara e do Senado assim como um definição sobre a relatoria da Lava Jato no Supremo, a indicação do novo ministro do STF. Mundo afora, estamos todos atentos ao que ocorre nos Estados Unidos da América(EUA). O novo presidente americano parece um personagem e não uma construção política. Ele começou com a corda toda e deixa perplexo até quem lhe é simpático. 

    Abre-se uma janela importante para o Brasil. Não somos personagens, nem objeto dos principais compromisso e ações do senhor Donald Trump. Quem conhece negócios no mundo sabe que isso é uma grande oportunidade.  Na história contemporânea, observando especialmente o Século XX, isso se deu com rigores específicos. Assim foi com a Argentina no antes da Segunda Guerra Mundial, assim foi com o Japão depois do mesmo período, depois se deu com a Coreia nos anos 60/70 do Século das Incertezas’, ou com a China nos anos 90 e final daqueles anos. 

    Aqui entre nós vemos que novamente os nordestinos vão continuar protagonistas no Parlamento e ainda existem condições concretas de um brasileiro nascido acima do paralelo 20º vir a ser indicado para o Supremo Tribunal Federal. 

    É certo que o senador cearense Eunício Oliveira será eleito presidente do Senado e do Congresso Nacional. É sempre bom ter alguém nascido no sertão nordestino chegar ao cume do poder brasileiro. A crise econômica chegou muito forte no Nordeste do Brasil e deverá ser a segunda região do Brasil a perceber retomada econômica, quando ela vier. É certo que o Brasil só voltará a crescer quando a maior economia do país, instalada em São Paulo e região, retornar a certos patamares de aumento de atividade.  Como o Nordeste vem  a ser a região do Brasil que mais vive do aumento da arrecadação de impostos diretos, é certo arriscarmos tal conjectura.

    O Senado será fundamental para o destravamento da economia, especialmente se balancear e  consolidar algumas das reformas.  Mais até que a Câmara dos Deputados, destaque-se. Não podemos esquecer que está no Senado a representação federativa. Os estados brasileiros precisam ter alguma retomada. Não podemos depender tão somente da União nessa orquestração. 

    Na Câmara Federal, é certo que a elite política nordestina será protagonista. Basta ver a grande quantidade de ministros nordestinos, especialmente pernambucanos nesse esquadro. Eles irão influenciar esse equilíbrio. 

    Existe uma série de interlocutores do Presidente Temer que defende um juiz do Superior Tribunal de Justiça(STJ) para ocupar a vaga de Teori Zavascki. Os melhores nomes hoje daquela corte estão entre dois ou três nordestinos. 

    O mês de janeiro, no Brasil, nunca chegou aos pés de março, abril, agosto ou outubro! Longe de nos atermos aos determinismos! A sociedade brasileira é surpreendente, não tenham dúvidas disso! Boa semana a todos!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

     

     


Vídeos
publicidade