• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de abril de 2024 02:22:27
Humberto Azevedo
  • 12/04/2023 13h59

    Líder do União Brasil na Câmara convoca coletiva e anuncia formação de maior bloco na Câmara

    Articulação em bloco do centrão capitaneado por Arthur Lira com partidos governistas como Avante, PDT, PSB e Solidariedade oficializa a entrada de PP, Patriotas, PSDB e Cidadania no governo

    Elmar Nascimento em articulação de Arthur Lira responde ofensivas do outro lado do centrão

    O líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), convocou uma coletiva de imprensa para o final da tarde desta quarta-feira, 12 de abril. A expectativa de que seria anunciada a formação do maior bloco na Câmara após uma intensa articulação do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para superar no tamanho e medir forças com o mega-bloco recém criado pelos presidentes nacionais do MDB - Baleia Rossi, do PSD - Gilberto Kassab, dos Republicanos - Marcos Pereira e do Podemos - Renata Abreu, que reúne 142 deputados, se efetivou.

    A expectativa era que o novo bloco reuniria o União Brasil de Elmar, os Progressistas de Lira, a federação formada por PSDB e Cidadania, além dos governistas Avante do deputado André Janones (MG), o PDT do ministro da Previdência Carlos Lupi, o PSB do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Só que na última hora, foram acrescidos legendas como o Patriota e Solidariedade, elevando o número de deputados do bloco para 173 ante o esperado de 164 deputados.

    O anúncio do novo bloco aconteceu um dia após a ofensiva do vice-presidente da Câmara e do Congresso, Marcos Pereira (Republicanos-SP), em tentar cooptar a ministra do Turismo, Daniela do Waguinho, até então filiada ao União Brasil e mais cinco deputados do União Brasil do Rio de Janeiro. O caso de Daniela e dos demais parlamentares do União Brasil serão decididos pela justiça eleitoral. Até lá, a articulação política do governo Lula terá que decidir se exonerará Daniela do cargo de ministra a pedido da direção do União Brasil, ou se manterá ela na pasta acomodando o "independente" Republicanos na Esplanada dos Ministérios e ofertando um novo ministério a legenda presidida pelo pernambucano Luciano Bivar.

    O novo bloco, articulado por Lira - apesar de desmentidos oficiais do grupo, oficializa todas as legendas integrantes a ele no seio do novo governo Lula. Essa afirmação foi dada pelo líder do PSB, Felipe Carreras (PE), que liderará também neste primeiro momento os 173 parlamentares. "Isso tem que ficar bem claro, nosso bloco é pela estabilidade e pela governabilidade. Para ajudar a pacificar o país e o governo montar sua base sólida na Câmara", falou.


Vídeos
publicidade