Fernando Haddad também falou sobre sua saída do Governo Federal, sobre indicações para o Banco Central e sobre candidatura ironizou; “Estou comemorando a Gleisi ter me elogiado”
Confira mais da conversa
Publicado em
(Brasília-DF, 29/01/2026) O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, ao falar com os jornalistas à porta da pasta que comanda na Esplanada dos Ministérios falou, nesta quinta-reira, 29, questionado, sobre sua saída do Governo Federal, sobre novas indicações para diretorias do Banco Central.
Ele foi questionado duas vezes sobre se sua saída do cargo importava numa pré-candidatura em São Paulo, onde já foi prefeito da Capital e candidato ao Governo do Estado.
Haddad desconversou e num último momento ironizou ter sido parabenizado pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Veja a íntegra da transcrição da conversa sobre esses assuntos que a Política Real disponibiliza:
Jornalista: Ministro, tem uma pergunta.
Eu queria entender do senhor o seguinte. Como é que o senhor vê, enfim, as movimentações no Ministério da Fazenda, elas já começaram, o secretário Marcos Pinto já tinha deixado o cargo no fim do ano, algo que já era esperado. Hoje o secretário Regis passa a ser secretário de Reformas Econômicas.
Quando é que o senhor vai deixar o Ministério da Fazenda?
Fernando Haddad: Olha, possivelmente no mês de fevereiro. No mês que vem. Eu só vou sentar com o presidente para ver a melhor data, mas possivelmente em fevereiro.
Jornalista: Ministro, a expectativa do senhor é de candidatar ao governo de São Paulo?
Fernando Haddad: Isso não me adianto porque é prerrogativa do presidente.
Jornalista: Há uma expectativa do senhor de candidatar ao governo de São Paulo? Ou a princípio nenhuma expectativa com relação a isso, ministro?
Fernando Haddad: Eu não tenho essa expectativa.
Jornalista: Mas ontem a ministra Gleisi Hoffmann disse que o senhor tem que disputar, ministro.
Fernando Haddad: Eu não consigo ouvir duas pessoas. Quer ouvir a gente com o presidente? Eu não sei. Para a Índia? Possivelmente não.
Jornalista: A ministra Gleisi falou que os melhores quadros do PT devem disputar as eleições, devem vestir a camisa, inclusive o senhor, ela citou o seu nome nominalmente.
Fernando Haddad: Eu fico feliz com a Glesi...
Jornalista: Mas o senhor está disposto a disputar, de fato, as eleições?
Haddad: Estou comemorando a Gleisi ter me elogiado.
PIB
Jornalista: Ministro, com relação ao crescimento do PIB.
Falam que em 2026 o grande protagonista do aumento do PIB será o setor industrial, o setor da indústria, por conta do agro, que teve e bateu recordes em 2025. O senhor acredita nessa projeção?
Fernando Haddad: Eu acredito que a safra vai vir bem. Eu não sei o quão bem ela virá para impactar crescimento.
Porque às vezes você repetir um bom resultado, você não garante estatisticamente, não garante crescimento. Você tem uma boa safra, preços comportados, mas assim, o agro vai continuar colaborando, na minha opinião, para o controle de preços.
Você tem uma oferta muito boa, se não tiver uma intercorrência muito forte, e não está no nosso radar nesse momento, mas pode acontecer, tudo indica que a safra vai continuar ajudando a controlar preços de alimentos e inflação.
( da redação com informações de assessoria, IA. Edição: Política Real)