31 de julho de 2025
Brasil e Poder

Presidente Lula, na rádio, diz que “alguém que pratica assédio não vai ficar no governo”; veja os principais momento da entrevista

Veja mais

Publicado em
42038e9d4d32fb4efe68933cf13b4c97.png

(Brasília-DF, 06/09/2024) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu agenda em Goiânia, capital do Goiás, nesta sexta-feira, 06. Ele falou antes, pela manhã de uma entrevista na à Rádio Difusora Goiânia.

O presidente disse na rádio que o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, tem direito a se defender sobre as acusações de assédio sexual supostamente cometido por ele. Lula vai conversar com Almeida nesta tarde e afirmou que “alguém que pratica assédio não vai ficar no governo”.

“Eu estou numa briga danada contra a violência contra as mulheres. O meu governo tem uma prioridade em fazer com que as mulheres se transformem definitivamente numa parte importante da política nacional. Eu não posso permitir que tenha assédio. Então é o seguinte, nós vamos ter que apurar corretamente. Mas eu acho que não é possível a continuidade no governo, porque o governo não vai fazer jus ao seu discurso, a defesa das mulheres, a defesa, inclusive, dos direitos humanos com alguém que esteja sendo acusado de assédio”, disse Lula.

“Eu só tenho que ter o bom senso, é preciso que a gente permita o direito à defesa, a presunção de inocência, ele tem direito de se defender. Nós vamos colocar Polícia Federal, o Ministério Público, a Comissão de Ética da Presidência da República para investigar”, acrescentou o presidente em entrevista à Rádio Difusora, em Goiânia.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, estaria entre as vítimas do ministro dos Direitos Humanos. Ao tomar ciência das denúncias, Lula determinou que Silvio Almeida também prestasse esclarecimentos aos ministros da Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

“Primeiro, vou conversar com meus três ministros (CGU, AGU e MJSP), vou conversar com mais duas mulheres que estão no governo, que são ministras, e depois eu vou conversar tanto com o Silvio, quanto com a Anielle e vou tomar a decisão [sobre a permanência de Silvio Almeida no governo]”, disse.

Lula cumpre agenda em Goiânia e a previsão é que desembarque em Brasília às 14h20 para as reuniões com os ministros.

“O governo precisa de tranquilidade, o país está indo bem, as coisas estão funcionando bem, a economia está crescendo [...]. Eu não vou permitir que um erro pessoal de alguém ou um equívoco de alguém vá prejudicar o governo. Nós queremos paz e tranquilidade e assédio não pode coexistir com a democracia, com respeito aos direitos humanos e sobretudo com respeito aos subordinados”, reafirmou o presidente.

No final da manhã de hoje, a Comissão de Ética Pública (CEP) divulgou nota afirmando que, em reunião extraordinária, decidiu, por unanimidade, pela abertura de procedimento preliminar, para solicitar esclarecimentos ao ministro.

Pontos principais da entrevista na rádio de Goiânia:

Economia

 Esse é um compromisso nosso: fazer com que esse país atinja um padrão de país desenvolvido, um país respeitado. Não sei se vocês estão lembrados, em 2008, a gente chegou a ser a sexta economia do mundo. Quando eu peguei de volta, era a décima terceira, e já somos a oitava. E vamos voltar para a sexta.

Salário Mínimo

O salário mínimo é o mínimo do mínimo. Olha, a gente dá a recuperação do que foi a inflação, a reposição inflacionária, mas aí a economia cresce 3%. Por que a economia cresceu? Porque o Lula é bonito? Não. A economia cresceu porque o povo é trabalhador. Então, é justo que eu pegue esse PIB, que é o crescimento da economia, que é resultado da produção de todo mundo, e divida para esse povo, que ele tem uma participação. Então, como é que eu vou deixar de dar aumento para o salário mínimo? Eu digo sempre: salário não é gasto.

Habitação

A gente vai anunciar os projetos do Minha Casa, Minha Vida agora, porque os projetos do Minha Casa, Minha Vida vão ter biblioteca. Cada conjunto habitacional terá uma biblioteca. Porque a gente quer que esse povo volte a ler, que esse povo volte a conhecer a nossa história, conhecer outras coisas para que o Brasil seja mais evoluído, que o Brasil seja mais culto, que a nossa juventude possa atender.

Mulheres

No Minha Casa, Minha Vida, quase todas as escrituras são feitas em nome da mulher. Nós temos o Plano Safra Mulher também, ou seja, para garantir que a mulher seja o sujeito da história, que ela seja a mais importante. O meu governo leva muito a sério essa questão da mulher. Eu digo para as mulheres: podem ter certeza que nós temos vocês na primeira conta. Sabe, todo e qualquer benefício nosso, em primeiro é a mulher.

Educação

Nós agora vamos chegar a 3,6 milhões de jovens na escola de tempo integral. Nós agora fizemos um pacto com todos os governadores e prefeitos do Brasil para que a gente possa até 2030 ter pelo menos, no mínimo, 80% das crianças do ensino fundamental alfabetizada até o segundo ano da escola para melhorar a vida e a oportunidade delas.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)